Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

​Univali testa novas boias para maricultura, em Penha

Equipamento, desenvolvido em parceria com a empresa Arxo Industrial, tem capacidade três vezes superior, maior vida útil e menos impacto visual

O Laboratório de Maricultura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Penha, recebeu da empresa Arxo Industrial, de Balneário Piçarras, a doação de 120 boias de 50 litros para cultivo de moluscos. O equipamento, produzido em polietileno, é mais forte e resistente a ondulações e a ação de raios ultravioletas. Ela deve substituir galões e tambores utilizados, atualmente, por maricultores ao longo da costa.

Com a doação, 100% das boias do parque de cultivo experimental da Univali serão substituídas. Cada nova boia substituirá três das bombonas plásticas utilizadas atualmente e terá vida útil, no mínimo, cinco vezes superior. “As bombonas plásticas utilizadas atualmente não foram produzidas com esse fim e, portanto, geram dificuldades para os produtores durante o manuseio. As novas boias foram produzidas especificamente para esta atividade o que, por si, já traz ganhos para os produtores, aponta Gilberto Caetano Manzoni, coordenador do Laboratório de Maricultura da Univali. Até o momento, 20 novas boias já foram instaladas no parque de cultivo da Universidade.

2016-05-10-boias-arxo-univali3.jpg
A proposta da Arxo, criadora e distribuidora dos equipamentos, é de que o custo das boias não seja absorvido pelos maricultores e sim pelo trade turístico: “A maricultura é uma importante peça econômica para a região, mas os parques de cultivo produzem um impacto visual negativo para o turismo. Além do ganho funcional, as boias foram projetadas para gerar menos impacto visual e integrarem-se a paisagem”, concluí Gilson João Pereira, diretor-presidente da empresa.

Posts Relacionados

SENAI de Brusque debate escassez de profissionais durante encontro com indústrias

Outubro Rosa: Mercadão de Coqueiros arrecada leite para famílias de pacientes

Atestado médico não precisa ter código da doença para ser válido, decide 2ª Turma

Lages sedia mais uma Exposição Passaporte de Primavera

Escola SESI de Brusque divulga bolsas de estudo para alunos da rede pública de ensino

IFC abre inscrições de Cursos Técnicos para quem já terminou o Ensino Médio

Fundação Aury Luiz Bodanese premia destaques da 1ª Caminhada Ambiental

Vektor Energia marca presença na FAEX, em Xanxerê (SC), com soluções inovadoras para o mercado livre de energia

Programa Respeito Dá o Tom celebra sete anos com ações de inclusão e diversidade em Santa Catarina

Escola de Turvo implementa Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar”