Depois da estreia no dia 5 de maio com Teatro do CIC lotado em Florianópolis, o Festival Armacell EcoMusica segue com programação até o dia 9, desta vez em São José. Nesta sexta (7), o pianista e arranjador Luiz Gustavo Zago é o convidado e apresenta o Especial Tom Jobim. O show é gratuito e será apresentado no Teatro Hermelinda Izabel Merize, localizado no Centro Multiuso de São José. Ingressos podem ser reservados pela plataforma Sympla.
O maestro catarinense será acompanhado de Tiê Pereira no contrabaixo, Ana Luiza Remor na flauta, Raphael Buratto no violoncelo e Richard Montano na bateria. A cantora Claudia Bosse vai acompanhar o trio. A apresentação será uma imersão na obra atemporal de Tom, com clássicos como Garota de Ipanema e Wave.
No domingo (9), encerramento do Festival Armacell EcoMusica será com o espetáculo Vozes da Natureza, um solo do pianista e curador Fabio Caramuru, idealizador da EcoMusica. Será uma experiência inovadora na qual o músico apresenta uma celebração da natureza por meio da música.
No programa está a EcoMusica, composições de Caramuru criadas a partir dos sons coletados na natureza: amostras de sons do ambiente natural que representam o princípio gerador de sua obra. Ao longo do espetáculo, que terá a participação especial do contrabaixista catarinense Tiê Pereira, e da cantora Jéssica Pereira, o músico apresenta diálogos entre sua criação e algumas peças de Tom Jobim. A apresentação terá ainda recurso de videoarte de Ciça Lucchesi, projetada em sincronia com a dinâmica dos sons.
Primeira vez do festival em Santa Catarina
Esta é a primeira vez que o Festival Armacell EcoMusica passa por Santa Catarina. Em agosto, o evento segue para a capital paulista, onde terá uma edição no Auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
O Festival já foi realizado em outros estados brasileiros. A primeira edição foi em dezembro de 2022, quando Fabio Caramuru levou a EcoMusica para o famoso Teatro Amazonas, de Manaus. “A EcoMusica é criada a partir de um diálogo com a natureza, especialmente a partir do som dos pássaros e das cigarras”, explica Caramuru. Em 2024, o projeto incorpora composições de Tom Jobim em lembrança aos 30 anos de saudade do grande maestro brasileiro.
“Tom Jobim era um grande defensor da natureza, talvez um dos primeiros músicos do Brasil a serem atuantes na defesa do meio ambiente”, diz Caramuru. Além de aclamada e premiada carreira como pianista clássico, ele é reconhecido por ser um visionário na fusão de música e ecologia. O projeto EcoMusica abrange as composições do pianista que são como sinfonias entre o piano e sons da fauna brasileira.
O Festival Armacell EcoMúsica é um projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Armacell. Apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São José e Prefeitura Municipal de São José (SC). Realização da Echo Promoções Artísticas e produção da Marte Cultural.
Programação
Festival Armacell EcoMúsica |Especial Tom Jobim
7 de junho, às 20h30
Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso de São José (Av. Acioni Souza Filho, s/n – Campinas, São José)
Gratuito. Ingressos devem ser reservados pelo Sympla
Classificação livre
Festival Armacell EcoMúsica |Masterclass com Fábio Caramuru
8 de junho, das 16h às 19h
No Ceart, da Udesc (Av. Me. Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis)
Gratuito mediante inscrições pelo Sympla
Festival Armacell EcoMúsica |Vozes da Natureza
9 de junho, às 17h
Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso de São José (Av. Acioni Souza Filho, s/n – Campinas, São José)
Gratuito. Ingressos devem ser reservados pelo Sympla
Classificação livre
Festival Armacell EcoMúsica | Tom Jobim 30 anos de Saudade
6 de agosto, às 20h30
Auditório do Museu de Arte de São Paulo – MASP (Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP)
R$ 10 / R$ 5 (meia).
Classificação: 10 anos
Crédito Tóia Oliveira