Definir um objetivo é um dos passos mais importantes para começar
Poupar dinheiro é um passo importante para quem está em busca de realizar um grande sonho, e essa é uma decisão que no início pode deixar algumas pessoas perdidas. Entender quais são os caminhos para começar a guardar dinheiro é uma das estratégias mais fáceis para conseguir se manter e ainda assim seguir com o planejamento para conquistar o que deseja.
Como já falamos, no início pode não ser uma tarefa tão fácil, mas, com o tempo e com ajustes em alguns hábitos simples do dia a dia, começa a se tornar uma coisa mais tranquila de se fazer. Para conseguir se manter firme na proposta de poupar dinheiro, aqui estão algumas dicas que podem contribuir e tornar essa tarefa mais fácil de ser realizada para chegar ao objetivo.
1. Defina um objetivo
Antes de pensar em poupar dinheiro, é preciso definir um objetivo para o qual aquela quantia será destinada. Isso ajuda a ter em mente qual o valor necessário para atingir esse objetivo e assim buscar meios para essa conquista. Entenda quanto precisa, qual o prazo para conseguir todo o dinheiro e qual será o destino desses recursos.
2. Analise os gastos
Outro ponto importante para começar a guardar dinheiro é definir quais são os gastos que precisam ser pagos com uma certa frequência. Uma ideia é dividir entre gastos fixos, que são aqueles pagos mensalmente — como luz, aluguel, mensalidade escolar e internet —, e gastos variáveis, que podem ser a compra de itens de vestuário ou programas de lazer.
3. Planeje
A partir do primeiro tópico, já é possível saber o objetivo e o valor para conquistar ele, dessa forma começa o planejamento. Pensando no prazo e no valor a ser atingido, é preciso fazer uma divisão básica conforme o valor que a pessoa tem para guardar para assim definir qual será a quantia a ser poupada e com qual periodicidade.
4. Priorize promoções e descontos
Uma boa forma de economizar para poupar é procurando por produtos e lojas que oferecem descontos e promoções. Isso pode ser feito, principalmente, em lojas online que tenham descontos consideráveis ou em períodos promocionais como a Black Friday. Dessa forma, é mais fácil pagar menos em alguns itens e assim conseguir um dinheiro “extra” para guardar.
5. Use o cartão de crédito de forma responsável
O cartão de crédito pode ser um bom aliado na hora das compras, principalmente pela flexibilidade de pagamento. Entretanto, ele também pode ser um vilão dependendo da forma como é usado. Por esse motivo, é fundamental deixar para utilizá-lo em situações de urgência, nas quais não há outra opção que não seja a função de crédito.
Em casos de pessoas que ainda estão aprendendo a controlar os gastos, a opção mais indicada é bloquear a função de crédito do cartão. Dessa forma, é possível gastar apenas o dinheiro que realmente tem em caixa, sem se preocupar em pagar uma fatura de valor alto no próximo mês.
6. Aprenda a investir
Ao contrário do que se pensa, investimentos não valem apenas para grandes valores, mas para qualquer um que deseja aplicar. Métodos como a capitalização podem ajudar a guardar dinheiro, por exemplo. Um caminho interessante é usar simuladores de carteira e perfil de investidor para saber qual a melhor modalidade para investir conforme a renda.
Foto: iStock