Entre os destaques da 41ª edição do evento, estão as estrelas Márcio Lyoto e Ivan Batman.
Trinta confrontos, disputa de cinturão e a chance de assinar contrato com o maior evento de MMA da Europa, o KSW (Konfrontacja Sztuk Walki), marcam a 41ª edição do Aspera Fighting Championship, franquia do segmento que mais cresce no Brasil. Com expectativa de receber mais de quatro mil pessoas, o evento será neste sábado (09) na Arena Multiuso, em São José, e será disputado em duas etapas.
O chão começa a tremer a partir das 15 horas com o Aspera Grappling Challenge em onze lutas de jiu jitsu com grandes nomes de região no esporte, como Deco Rachadel da Gracie Barra São José e Luciano Banga do Tonicão Team. Na sequência, é a vez do submission com Henrique Pelé da Nova União contra Francisco Boneto da Ataque Duplo; e Harryson Pereira, também da Ataque Duplo, que irá enfrentar Glaico Nego, atual atleta do UFC (Ultimate Fighting Championship) e vencedor da quarta temporada do TUF Brasil (The Ultimate Fighter Brasil).
Com card de nível internacional, a partir das 18h30min, o jiu jitsu se junta às outras artes para dezessete lutas de MMA. Entre os destaques, enquanto Renato Pezinho (16-8, 1-0 AFC) pega Fernando Sagati (7-1, 0-0 AFC), ambos do Paraná; Guilherme Carcaça (14-4, 1-0 AFC) vai duelar com o ex UFC Ivan Batman(26-6, 0-0 AFC), os quatro em semifinal na busca pela vaga no KSW. Os vencedores se enfrentam na mesma noite, quando o melhor do combate final irá assinar contrato de quatro lutas com o evento polonês.
A final Road to KSW será logo após o principal confronto da noite, a disputa do cinturão peso-pena entre o catarinense Felipe Cruz (16-3, 0-0 AFC), da Team Tavares, e Richard Godoy (10-2, 0-0 AFC), representante da Thai Advance, de Foz do Iguaçu (PR). Invictos há três lutas, é a estreia dos adversários no Aspera. Nos últimos combates, Godoy nocauteou ou finalizou seus últimos oponentes em 2015 e Cruz tem duas vitórias por decisão em 2014 e 2015 e um empate no Imortal FC 4 no ano passado.
O evento em São José vai contar também com um grande retorno. Finalista e uma das promessas do TUF Brasil 3, já que chegou invicto em 11 lutas profissionais para a decisão contra Warlley Alves; Márcio Lyoto está de volta ao circuito nacional, e agora, ainda mais experiente. Com luta em casa, na cidade onde nasceu e mora, o ex UFC – evento onde passou por mais dois confrontos, ele encara a revelação do Pará, Brendson Ribeiro. Atleta da Hard Fight/Machida Team, ele venceu sete dos seus oito confrontos na carreira, com apenas 19 anos. Das vitórias, cinco foram no primeiro round, sendo quatro por nocaute.
Com transmissão ao vivo pelo Esporte Interativo a partir das 20h, o AFC também traz no card três disputas femininas. Gisele Moreira da Chute Boxe Floripa enfrenta Talita de Oliveira da IFTeam, Silvânia Monteiro da Wado De La Riva pega Thaiane Souza da CM System, enquanto após brilhar internacionalmente, a curitibana Vanessinha Guimarães, também da CM System recebe no octógono Marina Rodriguez, da Thai Brasil.