Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Escolha do tipo de currículo impacta no sucesso em processos seletivos

Na procura por uma vaga de emprego, é comum que candidatos fiquem inseguros ao produzir o seu resumo profissional

O ano de 2023 começou com a taxa de desemprego no Brasil em 8,4%. Esse cenário atinge cerca de 9 milhões de brasileiros e deixa a competitividade por postos de trabalho mais acirrada. Enquanto isso, cresce o número de consultas no Google com a palavra-chave “currículo”, o que reflete o anseio por meios de aumentar as chances de aprovação nas etapas de recrutamento.

 

Os currículos são instrumentos essenciais para quem deseja uma posição no mercado de trabalho. Afinal, funcionam como uma apresentação objetiva sobre a trajetória profissional, que, quando compatível com as necessidades da empregadora, asseguram ao menos a oportunidade de chegar na fase de entrevistas.

 

Atualmente, com a implementação de ferramentas preditivas e triagem automatizada, a elaboração do documento que reporta a formação, experiências e habilidades do trabalhador deve ponderar, ainda mais, as exigências do perfil do cargo pleiteado. Isto é, o formato e conteúdo muda de acordo com o objetivo.

 

Tipos de currículo

 

Existem modelos de currículo que contemplam as mais diversas especificidades de função e carreira. Pesquisadores, professores e acadêmicos, por exemplo, se apresentam nas seletivas com o Currículo Lattes, desenvolvido na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

O Lattes se difere daqueles utilizados no mercado de trabalho comum por detalhar minuciosamente cada ação na área da pesquisa, ensino e extensão, como participações em congressos, orientações de trabalhos científicos e outros. Esse amontoado de informações não é interessante, tampouco necessário, nas fases iniciais do processo para preenchimento de vagas em outras áreas de trabalho.

 

Diante disso, três formas de currículos são amplamente utilizadas pelos candidatos às oportunidades de emprego: o funcional, o combinado e o cronológico. Cada um possui vantagens e desvantagens que devem ser consideradas.

 

  • Funcional: Se constitui em contato, objetivo, habilidades, experiências e educação.

Ideal para quem está chegando ou se reinserindo no mercado de trabalho, porque o foco está nas habilidades e nos interesses.

 

  • Combinado: São informados, na sequência, contato, habilidades, experiência laboral e educação. A partir dessa estrutura, pode-se evidenciar tanto a trajetória ocupacional quanto as competências desenvolvidas. Filtrar as informações que vão compor o documento pode ser um grande desafio para o candidato.

 

  • Cronológico: Construído na sequência de contato, resumo, experiência, formação, habilidades e informações complementares. Esse é o modelo mais utilizado por aqueles que buscam um currículo moderno, visto que destaca a evolução profissional do candidato.

 

Por fim, a escolha do tipo de currículo deve ser orientada pelo know-how do trabalhador e pelo que a empresa recrutadora espera e demanda do novo funcionário.

Créditos: iStock

Posts Relacionados

The Brands. inaugura em SP, com participação de empresa catarinense

Muay Thai e autodefesa: como a arte marcial pode ajudar no dia a dia

Audi Caxias do Sul promove evento exclusivo sobre investimentos

Abono e pagamento nas férias são as principais dúvidas trabalhistas para 41% dos brasileiros

Eterna Globeleza Valéria Valenssa é madrinha de instituto que apoia pacientes com câncer

Conselhos para ter sucesso como empreendedor

Entenda como economizar água e energia elétrica no banho durante as estações quentes do ano

Médica explica o que é candidíase de repetição e como tratar esse problema

Vacinas para gestantes: imunização contra bronquiolite é inserida no calendário

Black Friday: consumidores podem começar a monitorar preços; saiba as estratégias para fugir de ciladas e principais direitos