Um projeto que iniciou há três anos chega agora a um marco na história da saúde e em favor dos pacientes oncológicos que são atendidos na Unidade de Alta Complexidade em Câncer (Unacon) do Hospital Marieta. Desde sua abertura, a Casa de Acolhimento – mantida aberta e mantida pela Associação Madre Teresa – chegou aos 30.080 atendimentos.
São pacientes oncológicos e acompanhantes que utilizam o espaço localizado na Rua Aderbal Ramos da Silva, no Centro de Itajaí, entre os períodos de espera para suas consultas ou tratamentos no maior hospital da região.
“Pensamos nesta casa quando a estrutura da Unacon estava ficando pequena, sem conseguir atender o aumento no número de atendimentos. Nossa ideia era disponibilizar uma área confortável para que essas pessoas não ficassem esperando na rua, com sol forte ou chuva. Vale destacar também que as cidades vizinhas fazem o transporte dos pacientes logo cedo e muitas vezes só conseguem vir buscar no final do dia. Assim, eles têm um local para ficar esperando com tranquilidade e acolhimento”, destaca o presidente da Associação Madre Teresa, Maurício José Gom. A casa foi equipada para receber essas pessoas. Há assentos confortáveis, banheiros, climatização, lanche, televisão e internet.
Criada há 10 anos, a Associação Madre Teresa tem como foco atuar em favor dos pacientes do Hospital Marieta. Para isso, realiza uma série de ações incluindo reformas em alas, aquisição de equipamentos e ainda mantém um Banco de Perucas, um Banco Ortopédico e um Banco de Sutiãs. Esses acervos contribuem com quem necessita de maneira gratuita. “É a nossa missão, a nossa forma de contribuir, trazendo alento, dignidade e ajuda no processo de cura”, conclui Gom.
Confira a média de atendimentos por cidades da região na Casa de Acolhimento desde 2021
· Balneário Camboriú – 4.250
· Camboriú – 4.012
· Itapema – 3.660
· Balneário Piçarras – 3.138
· Bombinhas – 1.341
· Itajaí – 3.733
· Navegantes – 2.424
· Penha – 1942
· Porto Belo – 1.926
· Outros – 3.654