Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Crianças de Tijucas conhecem ritmos afro-brasileiros em oficina de percussã

Projeto Percussão Catarina, do músico e educador musical Luciano Candemil, exalta a diversidade rítmica presente na cultura musical do país e já passou por diversas regiões do estado

Os ritmos com identidade afro-brasileira são diversos e estão na base de boa parte da cultura musical brasileira. As diferentes expressões rítmicas com esta origem são tema da vivência artística Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros, que está sendo ministrada pelo músico e educador musical Luciano Candemil em diversas regiões do estado. Na última sexta-feira (28), foi a vez de crianças da cidade de Tijucas participarem da oficina e experimentarem a riqueza cultural que esses ritmos representam.

A oficina foi realizada com apoio do SESC Ler, localizado no bairro Praça, e atendeu 55 crianças de seis a onze anos, que realizam atividades no contraturno escolar na unidade. Durante a prática, Candemil abordou noções básicas de ritmos como o alujá, barravento, cabila, congo, ijexá, samba reggae e diversos tipos de samba. Na oficina, o ministrante contou ainda com a assistência dos músicos percussionistas Cleyton Medeiros e William Camargo. O trabalho dialoga com as várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, inclusive no cenário cultural catarinense.

Responsável pelo projeto, o músico Luciano Candemil destaca a importância da experiência para as crianças. “Oficinas dessa natureza, com muita vivência artística, favorecem não apenas a ampliação do repertório musical das crianças, a expressividade, a criatividade, o senso de trabalho coletivo, a experiência sonora e sensorial, mas vai muito além disso, pois amplifica as possibilidades da formação de um adulto mais sensível, mais colaborativo e criativo ao longo dos anos. Nesse instante, o que vale para a criança é viver a experiência que em algum momento na fase adulta será reativada pela memória”, pontua.

 

O projeto Percussão Catarina

A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas. Ao longo do primeiro semestre deste ano, a oficina foi realizada em Capivari de Baixo, Balneário Piçarras, São Francisco do Sul e, por fim, em Tijucas. Assim, o projeto transitou por quatro regiões do estado, buscando oportunizar o acesso à atividade cultural a municípios menores, nem sempre alcançados por projetos desta natureza.

Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros é um projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Processo FCC 2920/2022.

 

Foto: Mariana Castro.

Posts Relacionados

Penha realiza mutirão de limpeza nas praias e reforça compromisso com a sustentabilidade

Luzes de Natal da Filarmônica acontece no Expocentro de Balneário Camboriú em 23 de novembro

Prefeitura de Balneário Camboriú notifica empresa por transtornos em obra da Praia Central

Balneário Camboriú tem travessia de pedestres iluminada

Setor náutico e naval de Itajaí e região abrem seleção para formação de aprendizes neste dia 23 de novembro

Alunos da rede pública de Balneário Camboriú aprendem sobre inovação e internacionalização

Campeonato Sul Brasileiro: evento de fisiculturismo terá grandes nomes do esporte como Renato Cariani e Julio Balestrin

Gerente de Operações e Diretor-Geral da Emasa serão ouvidos na CPI do Saneamento nesta segunda-feira

CEPE conquista o sétimo título consecutivo no Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas

Última edição do Circuito Aloha Beach Tennis movimenta Balneário Camboriú em dezembro