Líder em sonorização de ambientes, indústria catarinense prevê redução de tributos e otimização logística que devem representar ganho de mercado nas regiões Norte e Nordeste
A Frahm, indústria catarinense líder em sonorização de ambientes no Brasil, firmou parceria com a Mercocamp, especialista em logística internacional, para ampliar a capacidade e velocidade de distribuição dos produtos Frahm nas regiões Norte e Nordeste do país. Com o acordo, a Frahm passa a contar com uma nova filial distribuidora em um dos depósitos do operador logístico na cidade de Serra, no Espírito Santo. A unidade começou suas operações no primeiro trimestre deste ano e está localizada às margens da BR-101 na microrregião metropolitana de Vitória, capital capixaba.
A escolha do Espírito Santo para receber o novo centro de distribuição (CD) da Frahm levou em consideração um estudo dos setores Tributário e Logístico da empresa que identificou o estado como o mais atrativo em valores tributários. De acordo com Carlos R. Schlemper, especialista tributário da Frahm, o estado também foi considerado um dos mais estratégicos como rota de distribuição nacional para o foco da empresa em liderança em sonorização de ambientes.
“A abertura do CD no Espírito Santo teve dois grandes objetivos: garantir competitividade tributária e a disponibilidade de estoque para as regiões Norte e Nordeste para nossa linha de sonorização. Essas regiões costumam ter uma aderência menor na linha de produtos de sonorização. E, aplicando uma venda com a carga tributária reduzida ao cliente e tendo disponibilidade de entrega facilitada, nossa pretensão é obter um acréscimo de 50% no volume de vendas para este mercado”, afirma.
Esse impacto deve ser gerado principalmente em decorrência da redução do ICMS Substituição Tributária que a filial do ES conseguirá promover, reduzindo em até 6% do valor final do produto para o cliente.
“Essa redução tem impacto muito positivo aos nossos clientes atendidos. Isso se deve aos benefícios fiscais que cada estado disponibiliza, com objetivo do desenvolvimento regional, a atração de novos investimentos, a promoção de empregos e a geração de renda. Isso aliado a uma estratégia logística, onde ao ter uma filial mais próxima do cliente, os custos de transporte também podem ser reduzidos e a entrega ocorrer de forma mais rápida, também podemos ter uma redução que pode chegar a mais de 10% no custo logístico”, aponta Carlos R. Schlemper.
A Coordenadora de Logística da Frahm, Ariane Meinicke, aponta que em uma análise macro, a logística eficiente é fundamental para entender e atender às demandas dos clientes, estimulando o crescimento do mercado e garantindo a competitividade. “Por isso, a Frahm investe em parcerias, assim como em tecnologia e processos eficientes, a fim de garantir a satisfação do cliente, reduzir custos operacionais e manter vantagens competitivas”, completa.
Aliados estratégicos e expansão dos negócios
O tempo entre a ideia e a implementação da filial distribuidora no Espírito Santo levou cerca de um ano para ser efetivada por conta do minucioso planejamento da operação e a busca por locações de galpões, além do estudo de cenários de terceirização da operação.
De acordo com a Frahm, houve uma negociação com o Grupo Mercocamp e optou-se por centralizar a distribuição de produtos da companhia por meio do especialista logístico dada sua trajetória de mais de 25 anos de mercado e soluções completas de logística, “primando pela qualidade na execução dos serviços e visando a redução de custos”.
Hoje o Grupo Mercocamp possui ampla infraestrutura tecnológica, com centros de distribuição inovadores e escritórios comerciais modernos localizados em diferentes regiões do Brasil e no exterior — são cerca de 30 mil metros quadrados de espaço para armazenagem e mais de 150 clientes ativos.
A nova unidade de distribuição marca a expansão operacional da indústria Frahm para fora de seu estado de origem e amplia a consolidação da empresa como referência em equipamentos de sonorização nacional. Atualmente a empresa possui outras duas unidades de operação ativas, ambas em sua sede em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, onde possui um parque fabril de 36 mil metros quadrados.
Além da filial no Espírito Santo, a companhia também trabalha em parceria com clientes para a abertura de showrooms na cidade de Itajaí (SC) e segue em negociações para implantar um novo espaço de negócios no estado de São Paulo.