A Águas de Bombinhas acaba de lançar o Plano Verão para a temporada de 2023/2024: o projeto conta com um cronograma de melhorias já realizadas, pensando no grande movimento de veranistas, assim como ações e investimentos realizados ao longo dos últimos meses. A diretora executiva da concessionária, Maraísa Mendonça, já apresentou o plano de ações ao prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Müller.
Um dos pontos que merece destaque no documento foi a implantação do terceiro módulo de tratamento de água, o que aumentou a capacidade de captação e tratamento para 210L/s, somente na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas. Junto com a ETA de Zimbros, a cidade tem capacidade de tratamento de 250L/s.
Outro investimento que deve ser ressaltado foi a implantação da 3ª linha de adução – uma opção extra de captação de água, que ocorre no Rio Tijucas. Esta opção garante mais segurança operacional, como explica o coordenador de operações, Lucas Nogueira.
“Temos um planejamento especialmente voltado para a captação, que inclui as instalações no Rio Tijucas e todo o traçado da adutora, até sua chegada na ETA. O plano conta com o novo traçado construído em PEAD, limpeza e manutenção do terreno, além de materiais estrategicamente posicionados para uma eventual possibilidade de rompimento das tubulações”, explica ele.
A Águas de Bombinhas também programou, em caso de necessidade, um plano de contingência tanto para o abastecimento quanto esgotamento sanitário. Caminhões-pipa estão a postos para atendimentos emergenciais, além de geradores de energia nas ETAs. Já em relação ao esgotamento, a concessionária providenciou caminhões hidrojatos para atendimentos emergenciais, assim como geradores nas unidades operacionais.
Canais de atendimento
Os canais virtuais de atendimento da empresa são reforçados para a temporada. Conforme a presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb, o objetivo da empresa é a melhoria contínua de atendimento, com água potável para toda a população.
“Bombinhas é uma cidade de aproximadamente 20 mil habitantes que vê sua população flutuante aumentar em até cinco, ou seis vezes. Nos preparamos para atender a comunidade sempre da melhor forma”, completa.
Os turistas e moradores podem auxiliar no uso consciente da água adotando hábitos simples, como fechar a torneira na hora de escovar os dentes, controlar o tempo no banho, evitar molhar o quintal ou lavar calçadas e carros, por exemplo.