Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Cursos técnicos se destacam por atividades práticas, otimização do tempo e qualidade do ensino em Brusque

SENAI de Brusque já está com matrículas abertas para os cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Têxtil e Desenvolvimento de Sistemas

Menor tempo de duração, agilidade no aprendizado e teoria unida à prática: essas são apenas algumas das vantagens oferecidas em cursos técnicos profissionalizantes – cada vez mais necessários no mercado de trabalho. A procura por mão-de-obra especializada é uma constante, especialmente em Santa Catarina. Prova disso foi a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelando que nove em cada 10 técnicos industriais de nível médio formados pelo SENAI no estado estão empregados.

Pensando nisso, o SENAI de Brusque mantém o olhar sempre voltado para as necessidades das empresas locais, a fim de suprir as demandas da indústria. Neste ano, por exemplo, estão disponíveis os cursos técnicos em Eletrotécnica, Mecânica, Têxtil e Desenvolvimento de Sistemas.

Conforme explica a coordenadora de mercado do SENAI, Carina Imhof, qualquer pessoa, independentemente da idade, pode buscar uma nova profissão ou aprimorar suas habilidades por meio desses cursos. Para  isso, é necessário, apenas, estar cursando pelo menos o segundo ano do Ensino Médio ou já estar formado.

“A flexibilidade dos programas atende às diferentes faixas etárias, permitindo que adultos busquem novas oportunidades de carreira. A escolha de iniciar um curso técnico deve ser baseada nas metas individuais e nas necessidades específicas de cada pessoa”, completa ela.

Ainda de acordo com a pesquisa, que foi realizada pelo Observatório da Indústria do SENAI de Pernambuco, no recorte nacional, 91,1% das empresas pesquisadas declararam preferir contratar técnicos formados pela entidade e 88,2% dos egressos informaram que pretendem ou já estão fazendo outro curso do SENAI.

Para Carina, a escolha dos cursos se dá principalmente diante das vantagens como a rápida entrada no mercado de trabalho e foco em habilidades práticas. “Esses programas capacitam os alunos com conhecimentos específicos da área escolhida, aumentando suas chances de empregabilidade. Isso é especialmente valioso em setores em crescimento, como logística, eletromecânica, têxtil, construção civil e desenvolvimento de sistemas, onde os graduados podem contribuir imediatamente para a economia”, explica.

SENAI em Brusque

Há 67 anos em Brusque, o SENAI se destaca como uma instituição de ensino técnico, reconhecida pela qualidade dos cursos técnicos e por manter uma estreita relação com as demandas do mercado de trabalho. Além disso, o SENAI investe em infraestrutura moderna e laboratórios bem equipados, proporcionando um ambiente propício para a prática e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

De acordo com Silvana Meneghini, gerente-executiva do SESI e do SENAI na região do Vale do Itajaí Mirim, investir na educação é investir no futuro. “A escolha por um curso técnico pode ser a chave para uma mudança de vida pessoal e profissional.  Os alunos que passaram pelo SENAI nestas décadas de existência da Instituição hoje são profissionais muito bem cotados no mercado de trabalho,  assim como muitos optaram por empreender e estão à frente do seu próprio negócio”.

A presença de docentes qualificados, muitos dos quais com experiência profissional relevante, contribui para a formação sólida dos alunos. A instituição também possui parcerias com empresas, facilitando estágios e inserção no mercado de trabalho.

As matrículas para os cursos técnicos estão abertas até dia 15 de fevereiro e podem ser realizadas presencialmente no SENAI de Brusque, na Avenida Primeiro de Maio, 670, ou ainda podem ser esclarecidas dúvidas pelo WhatsApp (47) 98448 6382.

Posts Relacionados

Curso de Sistemas para Internet EaD do IFC Camboriú recebe nota máxima do MEC

Atleta do CEPE Joinville brilha no Campeonato Brasileiro Sub-17 e bate recorde

7ª VT de Florianópolis destina R$ 680 mil a fundos públicos de proteção civil e promoção de direitos

SESI de Brusque promove palestra solidária com foco na saúde da mulher

Presença feminina cresce 40,5% em novas empresas de Santa Catarina

SENAI de Brusque debate escassez de profissionais durante encontro com indústrias

Outubro Rosa: Mercadão de Coqueiros arrecada leite para famílias de pacientes

Atestado médico não precisa ter código da doença para ser válido, decide 2ª Turma

Lages sedia mais uma Exposição Passaporte de Primavera

Escola SESI de Brusque divulga bolsas de estudo para alunos da rede pública de ensino