A participação do comandante do Itajaí Sailing Team – time de vela que representa a cidade em competições oficiais da modalidade – Marcelo Gusmão Reitz nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começou na segunda-feira. Marcelo foi convocado pelo comitê organizador para atuar como oficial de regata (árbitro) nas provas de prancha a vela nas categorias masculino e feminino. Essa é a segunda vez que Gusmão participa de uma Olimpíada. Em 1996, ele disputou as Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos, na classe Soling, como velejador.
A Classe Soling usa um veleiro de quilha lastrada para três velejadores com 8, 20m de comprimento. “A ideia de criar o Itajaí Sailing Team tem como objetivo divulgar Itajaí como grande polo náutico do Brasil”, explica o coordenador do projeto e velejador da equipe, Alexandre dos Santos. O projeto O Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Multilog, JBS, Brasfrigo, Poly Terminais, e apoio da Anasol, Molim e Clindex.
SOBRE MARCELO GUSMÃO
O currículo de Marcelo Gusmão é extenso. Velejador, técnico e juiz de vela homologado pela Confederação Brasileira de Vela e Motor, ele foi seis vezes campeão brasileiro de oceano; 10 vezes campeão catarinense de laser; campeão e vice-campeão sul americano de Snipe; campeão brasileiro da classe Soling entre outros títulos, além de já ter representado o país nas olimpíadas.
Essa é a primeira vez que os Jogos Olímpicos são sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México em 1968. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012