A Culturada, projeto da Fundação Cultural de Itajaí, acontece em Itajaí semanalmente. Todos os sábados, a Praça Arno Bauer – antigo camelódromo – sedia a feira que conta com artesanato, música, dança, produtos coloniais, dentre diversas outras atrações. A Culturada segue das 10h às 14h e se localiza no centro da cidade, área de grande movimento.
Com o objetivo de atrair o público da cidade, fornecendo o fácil acesso à várias vertentes da cultura em um só lugar, a Culturada segue inovando e trazendo diferentes convidados a cada semana. Além de poder apreciar, o público pode também participar, uma vez que a feira é aberta a todos que possuem interesse em expor sua arte, coleção ou comercializar algum tipo de produto artesanal. Para tal, basta entrar em contato com a Fundação através dos telefones no fim do texto ou diretamente na sede.
Atualmente, participam da Culturada a Associação dos Artesãos de Itajaí (AAI), trazendo os mais diversos artesanatos; Marcos Muller com sua vasta coleção de moedas, cédulas, etc.; Trabalhos produzidos em madeira pelo casal Creio Araújo e Marta Victor; pipas confeccionadas por Roberto Moreira; e dona Rosa, com a venda de produtos caseiros sem glúten.
O projeto teve início em maio deste ano e desde então já teve mais de dez edições. O objetivo, que de acordo com a Superintendência da Fundação Cultural, é proporcionar um novo ponto de lazer para a população itajaiense e turistas, vem sendo cumprido. Prova disso é o grande fluxo na Praça durante a Culturada, o interesse constante de novos participantes e o grande número de produtos vendidos e livros e CDs doados.