A amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de milhões de crianças em todo o mundo por causas preveníveis. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos de idade ou mais. É o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Esta foi a mensagem deixada pelos participantes da II Caminhada da Amamentação de Itajaí. O evento, realizado na manhã do último sábado (06), na Rua Hercílio Luz, serviu para marcar o encerramento das atividades da II Semana de Aleitamento Materno do Município.
“Não há mais dúvidas sobre os benefícios fisiológicos, psicológicos, socioeconômicos e culturais da prática do aleitamento materno, sendo então a amamentação considerada o padrão ouro para a alimentação infantil”, ressalta a Supervisora de Ações Prioritárias da Saúde da Criança da Secretaria de Saúde de Itajaí, Silvana Ardenghi Molinari.
O período de 1º a 07 de agosto é reconhecido em todo o planeta como a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). E neste ano, o tema do evento é “Amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável”, já que 2016 marca o início dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em uma abordagem ampla, relevante e inclusiva. O tema permite que o movimento em prol da amamentação se conecte com uma variedade de questões relativas ao desenvolvimento ao longo dos próximos 15 anos (até 2030), pois o aleitamento materno está intimamente ligado aos ODS de várias maneiras.
Por isso, na última semana, uma série de atividades relacionadas ao tema foi realizada nas salas de espera das Unidades Básicas, grupos de educação em saúde, em locais diversos como praças, parques, creches, escolas. Em todas, foi utilizada a frase eleita no concurso que ocorreu com alunos da Secretaria Municipal de Educação, promovido pelo grupo gestor do Programa Saúde na Escola (PSE): “Nutrir, desenvolver e amar, melhor maneira de sustentar”, escrita por Luan Velasques Souza, estudante da Escola Básica Francisco Celso Mafra, da Itaipava.