Há 17 anos, os descendentes de imigrantes japoneses que vivem em Itajaí tentam preservar a tradição de seus antepassados por meio de um festival que une gastronomia, música, dança e cultura. A Festa do Sukiyaki será no dia 20 de agosto, às 19h, na Sede Social do Clube Náutico Almirante Barroso.
O Sukiyaki é um cozido tipicamente japonês que leva carnes fatiadas bem finas, verduras como acelga, couve-flor, brócolis e cenoura; folhas de sabor marcante como agrião e rúcula; alho poró, tofu e molho de soja. Além de boa gastronomia, o festival também terá apresentação dos grupos de “Taiko” Wakaba Taiko e Ryukyu Koku, ambos de Curitiba. O Taiko tem uma origem mitológica no folclore japonês e engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão. As apresentações de taiko consistem de muitos componentes, como ritmo técnico, forma, aderência da baqueta, roupas e instrumentação. Além dos tambores, muitos grupos usam as vozes e instrumentos de corda ou de sopro como acompanhamento.
O Brasil e o Japão possuem 47 cidades coirmãs. Dentre elas, estão Itajaí e Sodegaura. Prova desta parceria, é o Torii (portal japonês) construído na Avenida Beira Rio, na década de 80, no local batizado de “Caminhos de Sodegaura”. A imigração japonesa chegou à cidade na década de 70, com cerca de 10 famílias que formaram a Colônia Agrícola Japonesa na comunidade rural de Rio Novo.
Os ingressos para a 17ª Festa do Sukiyaki custam R$ 40,00 com consumação livre. Crianças a partir de 12 anos pagam. Mais informações pelos telefones (47) 9973-8005 e 9118-8005.