A Central de Operações e Monitoramento da Secretaria de Segurança realizou levantamento anual das ocorrências registradas no ano de 2016. No total foram 44.453 ocorrências, atendidas pelos Agentes de Trânsito e Guarda Municipal.
“A atuação da Central de Operações e Monitoramento dá maior celeridade ao serviço dos Agentes de Trânsito e da Guarda Municipal, ampliando assim a eficácia da segurança pública em Balneário Camboriú”, afirma o Secretário de Segurança Geraldo Barizon Filho.
O aumento no efetivo de Guardas Municipais também foi um fator positivo, ampliando o atendimento à comunidade. “A Guarda Municipal foi ampliada no final de 2015 com formação da quarta turma, isso fez com que pudéssemos atender ainda mais a comunidade de Balneário Camboriú, levando mais segurança para toda população”, completa o Secretário Barizon.
Os Agentes de Trânsito têm a função de fiscalizar o trânsito no município, sempre atuando para manter o melhor fluxo viário. Das ocorrências atendidas pelos agentes, os casos com maior destaque são os de atendimento a acidentes de trânsito, ocorrências com maior volume registrado. São 728 atendimentos de veículos acidentados durante 2016 que foram acompanhados pelos agentes de trânsito.
Já a Guarda Municipal realiza um serviço preventivo de segurança pública, atendendo a comunidade e prestando apoio a diversos órgãos da Prefeitura Municipal, como por exemplo, o apoio dado ao serviço de Resgate Social e à Fiscalização da Secretaria da Fazenda. Entre as ocorrências atendidas pela Guarda Municipal, 7.531 resultaram de atendimentos a situações de crimes e contravenções penais. Casos de perturbação da ordem foram os mais comuns com 1.673 registros, além dos 131 casos de perturbação do trabalho. Ocorrências envolvendo drogas ilícitas totalizaram 1.396, seja por consumo (1.214), tráfico (107) ou posse de drogas (75).