Em 24 dias, Balneário Camboriú recebeu 1.071 ônibus de turismo. Para evitar que esses veículos andem por rotas não permitidas, parem em local proibido ou atrapalhem o trânsito, a fiscalização foi intensificada nesta semana. A ação em parceria entre o Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN) e a Secretaria de Turismo será reforçada principalmente, na Avenida Brasil, entre a Avenida Alvin Bauer até a Rua 1500, e na Avenida Central, locais que têm o maior registro de infrações.
Quando chegam à cidade, os ônibus são registrados no Posto de Informações Turísticas (PIT) e no local recebem um selo, que é colado no vidro dianteiro do veículo e identifica quais rotas eles poderão trafegar. São seis selos diferentes. Segundo o gestor do FUMTRAN, Emerson Dias Gonçalves, a principal reclamação está nos pontos de parada para embarque e desembarque dos passageiros, o que acaba causando um transtorno no trânsito local.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Altamir Osni Teixeira, enfatiza que os ônibus podem estacionar em frente aos hotéis para deixar os passageiros na chegada à cidade e, na hora de ir embora também estão autorizados a fazer o embarque dos turistas. Fora essas duas situações, os veículos devem ficar em estacionamentos. Teixeira diz que a fiscalização por parte da SECTUR está atuando nos estacionamentos para verificar a existência do selo e o uso correto.
Para a próxima temporada, a Administração Municipal planeja implantar um software que permita um maior controle sobre a movimentação dos turistas, que chegam pelos diversos meios de transporte na cidade. Com o novo sistema, os selos conterão um chip e o dispositivo permitirá que a fiscalização saiba se os veículos estão percorrendo as rotas indicadas e se estão permanecendo nos estacionamentos.
____________________
Informações Adicionais:
FUMTRAN
(47) 3360-8647
Secretaria de Turismo
(47) 3367-8122