O fotógrafo Gabriel Wickbold esteve em Curitiba com o projeto Antes nua do que sua – série fotográfica que exalta o poder feminino e levanta bandeiras contra o machismo. Os cliques, todos em preto e branco, foram feitos com luz natural e sem retoques em Photoshop.
Mulheres com idades e perfis diversos foram convidadas pelo relações públicas Juan Moraes, que aposta no projeto como uma forma de emancipação: “Trazer o projeto para a capital paranaense é integrar as importantes discussões sobre o papel da mulher atual”, explica. “Registrar o universo intimista de cada uma é respeitar o direito individual de ser livre”, comenta Rafaela Mercaldo, editora parceira desta etapa do projeto.
Em São Paulo, Antes nua do que sua já cativou mais de 99 mulheres e teve a participação de famosas como Fernanda Paes Leme, Gabriela Pugliesi, Didi Wagner, Sophia Abrahao, Gio Lancellotti e Carol Bittencourt. As fotografias são divulgadas pelo Instagram, acompanhadas de frases como “Não se nasce mulher: torna-se”, de Simone de Beauvoir. “As fotos falam muito sobre a independência da mulher em relação a seu próprio corpo. As situações abordam a ideia de que homem nenhum pode ter direito sobre o corpo da mulher”, explica Wickbold.