A peça Concerto em Ri Maior abre Palco Giratório Sesc em abril no Estado
O projeto traz a Santa Catarina espetáculos de circo, teatro e dança de abril a novembro
A peça circense “Concerto em Ri Maior”, da Cia de Palhaços (Curitiba-PR), abre Palco Giratório Sesc em Santa Catarina, que percorre as cidades de Palhoça (09/04), Tijucas (11/04), Capivari de Baixo (12/04), Criciúma (15/04) e Urubici (18/04). Além disso, a cidade de Criciúma promove o Pensamento Giratório (16/04), em parceria com o Curso de Teatro da Unesc, onde a Cia dos Palhaços conversa com o público sobre a temática Sobrevivência Artística com mediação do artista criciumense Fabiano Peruchi (Palhaço Clov´s). O musical se apropria de elementos da dança, teatro e circo para apresentar um espetáculo completo ao público. Os ingressos gratuitos podem ser retirados 1 hora antes, no local da apresentação. Mais informações podem ser obtidas, no site www.sesc-sc.com.br.
Piano, violão, acordeom, gaita, castanholas e harmônica se misturam ao humor e improviso cênico nesta montagem que busca divertir e encantar o público. A Cia de Palhaços criou o espetáculo em 2005, a partir de jogos de improvisação e construção coletiva. A narrativa é costurada por um palhaço-maestro de origem russa e precisa de um ajudante para se comunicar com os espectadores, já que não fala uma só palavra em português. Com classificação etária livre e duração de 70 minutos, a comédia é um convite para toda família.
O Palco Giratório 2018, maior circuito de artes cênicas do Brasil, traz a todas as regiões do Estado espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. São esperadas 10 mil pessoas em 92 dias de programação. De abril a novembro, Santa Catarina recebe 80 apresentações, 7 Pensamentos Giratórios e 2 intercâmbios com artistas locais, além de 68 horas de oficina. O projeto envolve mais de 130 artistas de todas as regiões do país, que apresentarão a pluralidade das artes cênicas brasileiras em 10 circuitos pelo interior de Santa Catarina. Em agosto, todos se encontram no Festival Palco Giratório, em Florianópolis, que esse ano comemora seus 15 anos no Estado.
Sobre o projeto nacional Palco Giratório do Sesc:
Este ano a 21º edição do Palco Giratório destaca a linguagem circense, prestando homenagem ao Palhaço Biribinha (AL), interpretado pelo ator Teofánes Antônio Leite da Silveira, Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana. Ele comemora 60 anos de carreira com um histórico de engajamento e resistência para com as artes circenses no Brasil.
O Palco Giratório tem como objetivo a difusão das artes cênicas, e também contribuir para a formação de plateias, a partir da circulação de espetáculos de gêneros variados. O projeto também abrange atividades formativas e que proporcionam o intercâmbio entre os próprios artistas de diversos estados, assim como, com o seu público. Confira mais informações em www.sesc.com.br/portal/site/palcogiratorio.
Programação do Circuito Palco Giratório – Região do Sul – “Concerto em Ri Maior” com Cia dos Palhaços (PR)
Apresentações gratuitas
Classificação etária: livre
Duração: 70min
09/04: Palhoça / Local: Auditório Sesc em Palhoça, Rua João Pereira dos Santos, 303 – Ponte Imaruim / Hora: 19h
11/04: Tijucas / Local: Anfiteatro Leda Regina, Condomínio Dona Cota – R. Elói Silva, 136 – Centro / Hora: 19h30
12/04: Capivari de Baixo / Local: Parque Ambiental Encantos do Sul, Rua Oswaldo Pinto da Veiga, Centro / Hora: 20h
15/04: Criciúma / Local: Auditório Rui Hulse – Unesc / Hora: 17h
18/04: Urubici / Local: Salão da Igreja – Rua Ricardo Krueger / Hora: 17h
Pensamento Giratório* com o tema Sobrevivência Artística: bate-papo com Cia dos Palhaços (PR) e o artista local Fabiano Peruchi (Palhaço Clov´s de Criciúma – SC)
16/04: Criciúma / Local: Sala Curso Teatro – Unesc / Hora: 20h
*evento gratuito.
Sinopse: A conversa será mediada pelo artista criciumense Fabiano Peruchi com a presença da Cia dos Palhaços (PR). Com base em suas experiências de manutenção de grupo artístico e gestão de seu espaço cultural, a proposta é dialogar sobre novas formas de gerir e pensar o mercado artístico relacionado à grupos independentes. Serão compartilhados os formatos de gestão da Cia e de seu espaço cultural, além de tecer uma reflexão sobre a sustentabilidade dos artistas versos os desafios diários.
Espetáculo “Concerto em Ri Maior” da Cia dos Palhaços (PR)
Sinopse: Uma comédia musical que surgiu em 2005 a partir de jogos de improvisação do palhaço com a música. No espetáculo, o maestro e palhaço Wilson Chevchenco apresenta um concerto baseado em sua origem russa e conta com a ajuda de Sarrafo, seu fiel amigo, para executar as obras de sua família e ser compreendido pela plateia, já que não fala o idioma português. O concerto conta ainda com um coral, que é integrado pelo público. Também são utilizados vários instrumentos como piano, violão, acordeom, gaita, castanholas e harmônica. O espetáculo tem muita música, dança, improvisação e participação da plateia. 70 min | Livre
Ficha técnica:
Direção Artística: Felipe Ternes de Oliveira
Direção Musical: Eliezer Vander Brock
Elenco: Eliezer Vander Brock (Palhaço Wilson) Felipe Ternes de Oliveira (Palhaço Sarrafo)
Técnico de Som: Candiê Marques Silva
Criação e Operação de iluminação: Anriaider Silva de Conto
Figurinos: Fabianna Pescara e Renata Skrobot
Concepção: Eliezer Vander Brock e Felipe Ternes de Oliveira
Produção da Cia dos Palhaços: Nathalia Luiz e Fabrício de Angelis
Crédito da Imagem: Nilton Russo