Crianças arrecadam lacres para ONG de proteção animal
O valor arrecadado é transformado em alimento e atendimento veterinário.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, há cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil e em Camboriú a situação não é diferente. Ao andar pelos bairros da cidade é fácil encontrar principalmente cachorros sozinhos, desnutridos e muitas vezes machucados. A ONG Protetores Voluntários de Camboriú tenta, através de doações, transformar esse cenário, recuperando e encontrando um novo lar para cães e gatos.
Os alunos dos 2º anos do Colégio Visão decidiram apoiar essa causa. Toda a escola está envolvida no Projeto Sustentabilidade, que tem o objetivo de trabalhar a proteção ambiental e a cidadania. Os estudantes fazem a leitura de uma obra literária com o tema, arrecadam tampinhas, garrafas pets, lixo eletrônico e a escola dá a destinação correta aos materiais. O projeto da instituição irá terminar ao final do mês de agosto, mas esses alunos decidiram continuar a arrecadação de lacres e doá-los a ONG de proteção animal.
Com o dinheiro arrecadado com a venda dos lacres os Protetores Voluntários de Camboriú compram alimentos e remédios para os animais recuperados. Segundo a professora Loreni Fernandes Nekel, os alunos estão levando a iniciativa muito a sério. “O projeto se tornou uma meta muito séria para eles. Todos os dias eles trazem e ficam atentos para saber se a quantidade é o suficiente para comprar a ração dos animais”, comentou orgulhosa.
No Colégio Visão durante todo o ano são promovidos projetos e gincanas para incentivar a separação do lixo, a reciclagem e o racionamento dos recursos naturais. Em todos os trabalhos, sejam eles maquetes ou protótipos para as aulas de robótica, os alunos são desafiados a utilizar apenas materiais recicláveis. Segundo a orientadora Leila Wergenes, essas atividades transformaram a relação dos alunos com o lixo. “Eles passaram a ver as garrafas, papeis e até o relógio estragado com outros olhos, pois agora sabem que cada peça, cada material pode ser reutilizado de alguma forma”, explicou.
A instituição é um ponto de coleta para lixos eletrônicos, quem tiver interesse pode entrar em contato pelo telefone (47) 3365-5135, ou ir até o local (Rua Presidente Costa e Silva, Centro, n° 396). Quem desejar pode entrar em contato com a ONG Protetores Voluntários de Camboriú pelo facebook.com/camboriuprotetoresvoluntarios.