Entidades empresariais de Blumenau e região emitiram nesta quinta-feira, dia 5, uma carta solicitando que os cerca de R$ 200 milhões dos cofres públicos estaduais que serão investidos na duplicação da BR 470 centralizem-se nos lotes 1 e 2. Ultimamente, questões políticas têm dividido opiniões a respeito do direcionamento da verba. Abaixo carta na íntegra:
Em nome da vida
A população do Vale do Itajaí esgotou sua paciência e sequer aceita prosseguir debatendo sobre o assunto. Neste momento, os milhares de moradores da região e outros tanto usuários da BR 470 simplesmente exigem que haja bom-senso e justiça e que sejam aplicados os recursos previstos pelo Governo do Estado nos lotes 1 e 2 da obra em andamento.
Estamos tratando da região de maior adensamento demográfico de Santa Catarina e responsável pela maior fatia do PIB estadual, ainda com significativo potencial de crescimento, desde que ocorram as obras de infraestrutura necessárias. Uma região que, historicamente, foi arrasada inúmeras vezes por desastres naturais e soube reerguer-se e continuar gerando riquezas, empregos e oportunidades.
Estamos falando de investimentos perdidos ou reprimidos, de tempo e recursos desperdiçados. Mas, sobretudo, falamos de muitas vidas ceifadas em acidentes possíveis de serem evitados. A conclusão dos lotes 1 e 2 da BR 470 é impostergável e a sociedade exige a aplicação dos R$ 200 milhões previstos pelo Governo do Estado. Com esses lotes entregues, será possível resolver o primeiro dos terríveis gargalos da rodovia e permitir o prosseguimento das obras na direção do oeste catarinense.
Blumenau, 05 de agosto de 2021.
Sindilojas Blumenau,
Sincavi,
Sincofarma,
Singavale,
Sintex,
Sindasseb,
Siese,
Sihorbs,
Sinduscon,
Setcesc,
Sindipedras,
Sirecom,
Sinpeb,
Simmmei,
Seprosc,
Sindipan,
Acib,
Sescon,
Ampe,
CDL,
Codeic.