Até o final do mês diversos pontos da cidade irão receber Blitz Educativa para conscientizar a população sobre perigos e riscos quando não se respeita o trânsito. Nesta quinta-feira (12), a ação se repete na Rua Estefano José Vanolli esquina com a Rua Manoel Francisco Coelho, no bairro São Vicente.
Só neste ano de 2016, o trânsito já vitimou 10 pessoas em Itajaí. Os acidentes envolveram três pedestres, cinco motociclistas, um ciclista e um condutor de automóvel. O número de mortes no trânsito no Brasil tem ultrapassado até mesmo as mortes causadas por câncer no país – aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. Até o fim deste ano, o governo pretende reduzir o número para 11 mortes por 100 mil habitantes.
Na manhã do último sábado (07), a Secretaria de Segurança realizou uma blitz educativa na Av. Marcos Konder, no Centro, para falar do Maio Amarelo. “Aproveitamos esse Movimento para convocar todos os segmentos da sociedade a se engajarem nas discussões sobre a educação no trânsito, buscando a redução de acidentes e mortes”, comenta o Diretor de Fiscalização, Atanir de Andrade.
Por que Maio Amarelo?
A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo.