Alunos aprendem a importância de diminuir o consumo de sal

0

Alunos aprendem a importância de diminuir o consumo de sal

A pressão alta é uma doença que atinge 23,3% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa do  Ministério da Saúde. A questão é que de todos os fatores que causam a hipertensão, só um não pode ser mudado: o histórico familiar.

Para os outros, como obesidade, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas e o consumo de sal em excesso, a mudança de hábitos é a saída. A prevenção e o controle da doença começam na mesa, por isso, na aula de culinária do Colégio Visão Camboriú, os estudantes aprenderam a fazer o sal de ervas, que é muito saboroso, natural e o melhor: tem um baixo teor de sódio.

O sódio é a substância que faz o corpo reter mais líquido e aumenta o volume de fluidos nos vasos sanguíneos. Hoje, no Brasil, a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos AVCs (acidentes vasculares cerebrais) e 25% dos casos de insuficiência renal que terminam em morte.

O objetivo da nutricionista Andréa Rodrigues foi ensinar uma forma de reduzir o sal sem sofrimento, substituindo por algo mais nutritivo.