Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Alunos realizam roteiro cultural em comemoração aos 54 anos de Itapema

Para comemorar os 54 anos de Itapema, a Fundação Municipal de Cultura (FMCI) realizou uma edição especial do Projeto Culturando. A atividade levou os alunos do terceiro ano da escola Luiz Francisco Vieira, do bairro Ilhotra, para conhecer pontos turísticos do município na tarde desta quarta-feira (27/04).

A primeira parada do passeio foi no bairro Sertão do Trombudo, no Engenho de Farinha do “seu Dato”. Com quase 100 anos, é um dos poucos engenhos que ainda funcionam na região. A forma de produzir a farinha e boa parte dos mecanismos continuam os mesmos da época em que foi construído.

Seguindo o roteiro, a segunda parada foi na Capela São João Batista, construção dos anos 1940. Lá os estudantes puderam conhecer uma a igreja e ouvir um pouco sobre a tradicional festa do padroeiro realizada em junho.

Em seguida, os pequenos foram levados ao Recanto do Guarapuvú. O nome do pesque-pague serviu como pretexto para explicar aos alunos características de uma das árvores típicas da Mata Atlântica. Eles puderam também brincar no gramado e observar pássaros.

Saindo do Sertão, as crianças passaram também por outros pontos importantes da cidade, como o Mural Berto Santeiro que fica na Marginal Leste em direção ao Centro e representa a pesca e as atividades rurais de Itapema. A Praça da Paz também recebeu uma visita da turma. O passeio encerrou na 1ª Sede da Prefeitura, que atualmente é o Departamento de Comunicação.

“Foi uma tarde maravilhosa. Os alunos da Luiz Francisco Vieira ficaram encantados em conhecer a história de tantos pontos da cidade e fizeram muitas perguntas, bastante curiosos. É muito importante que as novas gerações de itapemenses conheçam e valorizem nosso município”, afirma a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes.

Posts Relacionados

Banco BV leva educação financeira ao Instituto Adria Santos

Rota aérea Florianópolis-Lisboa abre caminho para novo hub de cargas no sul do Brasil

Grupo Koch estima crescimento de 37% na venda de vinhos e espumantes nas lojas da rede

K-Platz Hotel completa três anos de operação com resultados expressivos

Cursos técnicos do SENAI de Brusque estão com matrículas abertas para o segundo semestre

MPF abre seleção para estágio de graduação e pós-graduação em Florianópolis e mais nove cidades de SC

Aprovação de Projeto de Lei beneficia instituições de saúde catarinenses hospitais públicos municipais e filantrópicos

A valorização da história e das potencialidades da mulher negra

Costão comemora resultado do primeiro semestre de 2024

Geólogos de SC orientam desocupações no Vale dos Vinhedos após inundações no RS