Adesão da APRO à Aliança prevê apoio às ações de conscientização, bem como levantamento de dados e o fomento de melhores práticas que visem promover a equidade de gênero dentro dos sets de filmagem
São Paulo, fevereiro de 2022 – A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) anuncia a assinatura da carta de adesão à Aliança Sem Estereótipos no Brasil. A APRO se torna, assim, a mais nova aliada da iniciativa da ONU Mulheres, firmando o compromisso com ações de conscientização e fomento de melhores práticas para promover a equidade de gênero dentro dos sets de filmagem e, assim, maior diversidade nas produções audiovisuais.
“A parceria com a ONU Mulheres é extremamente importante e fundamental para toda a cadeia produtiva. A Aliança Sem Estereótipos já tem um grande engajamento por parte das empresas anunciantes. Nós já vínhamos trabalhando a pauta de equidade de gênero com o FreeTheWork e conseguimos avançar muito no que tange à representatividade de diretoras de cena. No entanto, quando olhamos para o restante do mercado audiovisual e da publicidade e a representatividade em posições de liderança de equipe, vemos que ainda existe um longo caminho pela frente em diversos setores como fotografia, edição e direção de arte, por exemplo”, afirma Marianna Souza, presidente-executiva da APRO.
Lançado no festival de Cannes Lions de 2017, a Aliança Sem Estereótipos tem o objetivo de promover a igualdade de gênero na publicidade ao eliminar a reprodução de estereótipos por meio de reflexões e ações conjuntas com os principais agentes do setor publicitário e vem conquistando avanços com agências e anunciantes, oferecendo dados como a pesquisa Todxs, treinamentos exclusivos, participação em eventos, treinamentos internos e produzindo conhecimento por meio de indicadores-chaves de performance (KPIs).
Com uma atuação mais direta com esse público desde a sua criação, a Aliança Sem Estereótipos
Agora, em um segundo momento, a Aliança Sem Estereótipos
Para dar início à parceria, foram desenvolvidas algumas metas para, juntamente com as empresas anunciantes e agências, gerarem impacto no setor, sendo elas:
- Pelo menos 1 Diretora na fase de concorrência;
- Porcentagem progressiva na participação de mulheres nas equipes técnicas: 20% de mulheres na composição da equipe no 1º ano, 30% no segundo ano e 50% do total no quarto ano;
- Estimular que as posições de liderança sejam ocupadas por mais mulheres diversas.
As medidas contribuem para a promover a transformação social, em que as mulheres tenham seus direitos respeitados, erradicando estereótipos