A formação dos futuros condutores do Brasil pode contar com novos métodos a partir desse ano e a mudança deve partir de uma blumenauense.
Márcia Regina Ribeiro Pontes, que é educadora de trânsito, professora de condutas preventivas e especialista em planejamento e gestão, mora em Blumenau há 35 anos e, agora, representa a cidade no Prêmio Inovação do Detran de Goiás.
Ela elaborou um projeto de curso de formação permanente à distância e presencial, focando no ensino e aprendizagem preventiva da direção veicular para instrutores.
O trabalho de Márcia é um dos dez escolhidos para concorrer ao prêmio, que recebeu projetos de todo o país. O próximo passo é esperar o resultado final, quando apenas quatro profissionais serão premiados e terão suas propostas implementadas.
Ganham mais chances aqueles que apresentaram ideias inovadoras e de interesse regional. A blumenauese utilizou da oportunidade para gerar planejamento estratégico e pedagógico para autoescolas.
A finalista ressalta pontos a serem melhorados no Brasil. “É a oportunidade de começar a grande mudança que tanto precisamos e mostrar ao país que o adestramento pode ser substituído pelo ensino e aprendizagem significativa e preventiva; preparar os instrutores e os examinadores para lidar com as dificuldades e instabilidades emocionais dos alunos; habilitar de verdade o futuro motorista para dirigir com segurança”.
Mesmo se não ganhar, Márcia seguirá firme com o seu projeto. “Ainda que a minha proposta não seja vencedora já é um grande prêmio estar lado a lado com os papas da segurança no trânsito no país buscando os mesmos objetivos: um trânsito seguro para todos. Quem vence e se beneficia de tudo isso é a sociedade goiana e o país”, destaca.