Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Câmara de Vereadores de Itajaí abre espaço para movimento separatista e causa polêmica

“É importante ressaltar que a participação dos cidadãos neste Movimento de conscientização plebiscitária é importante pois em 2 de outubro deste ano, todos os eleitores da região Sul do Brasil irão as urnas para votar Sim, ou Não, pela independência do Sul”

 

A decisão da Câmara de Vereadores de Itajaí de abrir as portas do plenário para uma palestra do movimento O Sul é Meu País, esta semana, está provocando polêmica nos bastidores do Legislativo. A linha que divide o direito à livre expressão na chamada Casa do Povo e a apologia a um movimento separatista parece ser tênue – e tem dividido opiniões.

Muita gente usou as redes sociais nos últimos dias para defender que, por se tratar de um movimento que pretende separar o Brasil, a reunião afronta a Constituição e pode render crime de responsabilidade para a mesa diretora do Legislativo. Inclusive o advogado Luiz Fernando Ozawa, conselheiro estadual da OAB.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pissetti (PSB), chegou a emitir um parecer em que afirma que a abertura para o encontro atende à lei que garante liberdade de manifestação a grupos que não atentam contra a vida pública e não incitam a violência. O parecer afirma, ainda, que reivindicar emancipação é um direito garantido internacionalmente.

Presidente da OAB em Itajaí, o advogado Murilo Zipperer reconhece que a a discussão é controversa. Até ontem a entidade não havia sido provocada a se manifestar a respeito – mas, se isso ocorrer, ele prefere não decidir sozinho: vai levar o caso à discussão de diretoria ou de conselho.

O fato é que, com a política em ebulição, talvez o momento não seja o mais propício para a palestra. E Itajaí não é a única: Pouso Redondo e Schroeder também tiveram suas palestras recentemente. A última, também na Câmara de Vereadores.

 

“É importante ressaltar que a participação dos cidadãos neste Movimento de conscientização plebiscitária é importante pois em 2 de outubro deste ano, todos os eleitores da região Sul do Brasil irão as urnas para votar Sim, ou Não, pela independência do Sul”

Posts Relacionados

Em Santa Catarina, novos empréstimos com garantia de imóvel crescem 30%

Jurerê Internacional recebe press trip da TAP, com foco nos turistas europeus

Dicas para o desenvolvimento socioemocional das crianças

Com piscina na proa e tecnologias inovadoras, nova edição de iate fabricado em SC encanta os norte-americanos

Doce de leite ou chocolate?

Tradicional hortifruti de Florianópolis oferece aplicativo gratuito para compras online

JUS Club debate os desafios de gestão na advocacia

Iniciativa ambiental mantida pelo Fort Atacadista é reconhecida em premiação nacional

Micro e pequenas de SC disputam Prêmio Indústria Eficiente

Komprão em Canelinha foi inaugurado, a 72ª loja do Grupo Koch em Santa Catarina