Evento de lançamento será no sábado, dia 5 de outubro, a partir das 11h, entrada é gratuita
A exposição Estandartes em Contratempos, que pode ser visitada de graça até o sábado dia 5 de outubro, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, ganhará um catálogo. O lançamento, com entrada gratuita, será a partir das 11h, do dia 5.
Com organização de Eneléo Alcides e Fernando Albalustro, a publicação traz histórias e imagens do carnaval das Escolas de Samba de Florianópolis, além de registros de todos os materiais apresentados na mostra, que ocupa desde abril deste ano o museu localizado na Praça XV de Novembro.
Eneléo destaca que o catálogo, no formato digital e impressa, conta ainda com textos de especialistas sobre carnaval, fantasias de destaque, as roupas de comissão de frente e dos casais de mestre sala e porta-bandeira, alegorias, pinturas de artistas catarinenses, documentos históricos mostrando a importância do carnaval na cidade desde o século XIX e mais de 400 fotografias da produção e do desfile de carnaval de 2024.
No material é possível ver os bastidores, os ateliês e os galpões de alegorias, os ensaios técnicos, os núcleos educativos, os históricos carros de mutação e as bandeiras de todas as escolas. “O catálogo Estandartes em Contratempos permite ao público mergulhar no universo da produção do desfile e conhecer um pouco mais sobre a importância e a plasticidade do nosso carnaval”, compartilha Eneléo.
O catálogo conta com fotografias de Adriana Fuchter, Cida Laus, Emanuela Valgas, Eneléo Alcides, Marco Sardi e Roberto Alvarenga e textos de Alzemi Machado, Fabiolla Vieira, Fabrício Peixoto, Fernando Albalustro, Fernando Constâncio, José Alfredo Beirão Filho, Marcelo Machado, Rosângela Cherem, Eduarda Andrade, Rainara Sofia e Eneléo Alcides.
Serviço: Lançamento do catálogo Estandartes em Contratempos
Data: 5 de outubro (sábado)
Horário: 11h
Local: Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis
Entrada gratuita
Crédito Adriana Fuchter