Quando Héber Roberto Lopes trilhou pela última vez o apito neste domingo, 1º de maio, quem fez mais barulho na Arena Joinville foi a torcida da Chapecoense. Os mais de 300 torcedores que estiveram no norte do estado foram presenteados com uma bela apresentação do Verdão. A vitória por 1 a 0 ampliou a vantagem da Chape, que pode perder por um gol de diferença no jogo de volta, e mesmo assim conquistará o título catarinense de 2016.
“Demos apenas um passo. Essa semana, com muita humildade, vamos trabalhar muito para alcançar o nosso objetivo após o próximo confronto”, ponderou o técnico Guto Ferreira depois do primeiro duelo decisivo.
A Chapecoense poderia ter inaugurado o marcador logo nos minutos iniciais, mas Agenor, com o pé, salvou a conclusão de Lucas Gomes. Do outro lado, depois de um cruzamento da direita, Danilo espalmou a oportunidade criada pelo JEC.
Na volta do intervalo, com o jogo mais aberto, os dois times criaram boas chances. Bruno Aguiar, de cabeça, mandou por cima na melhor oportunidade do time do norte. De falta, Cléber Santana obrigou Agenor a fazer grande defesa.
O zero a zero se mantinha no placar quando os dois treinadores apostaram nos suplentes. Guto Ferreira, que já havia surpreendido na escolha do esquema tático com três volantes, também foi premiado com as trocas. Aos 37 minutos, Ananias, que havia entrado poucos minutos antes, desviou de cabeça o cruzamento de Lucas Gomes e venceu o goleiro do Joinville.
Num chute forte, de fora da área, Lucas Gomes ainda acertou a trave. Mas ficou nisso. Vitória simples da Chapecoense, mas que garante uma boa vantagem para o segundo jogo da final. Chapecoense e Joinville voltam a se enfrentar no próximo domingo, 8 de maio, a partir das 16h, na Arena Condá.
Ficha técnica
Joinville:Agenor, Edson Ratinho, Bruno Aguiar, Rafael Donato (Victor Oliveira), Diego, Naldo (Diones), Anselmo, Juninho, Kadu, Felipe Alves (Adriano) e Pereira. Técnico: Emerson Maria
Chapecoense: Danilo, Gimenez, Rafael Lima, Willian Thiego, Dener, Gil, Josimar, Cleber Santana, Lucas Gomes (Hyoran), Maranhão (Ananias) e Kempes (Bruno Rangel). Técnico: Guto Ferreira
Gol: Ananias (CHA), 37’ 2T.
Cartões Amarelos: Ananias (CHA). Anselmo e Pereira(JOI).
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (árbitro), Neuza Ines back (assistente 1) e Helton Nunes (assistente 2)
Local:Arena Joinville
Horário:16h
Público: 11.576 torcedores