Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Comitê Estadual de Sanidade Florestal discute ações de defesa sanitária e controle de pragas

A Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (SAR) reforça os cuidados e a atenção ao controle da vespa-da-madeira (Sirex noctilio) nos reflorestamentos. Em reunião integrada com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Comitê Estadual de Sanidade Florestal (Cesf), a SAR discutiu ações para ampliar a vigilância e controle de pragas em florestas plantadas em Santa Catarina.

O programa de controle da vespa-da-madeira atua na inspeção a campo, cooperação com o setor privado e orientação aos produtores para a realização de técnicas de manejo como o desbaste, instalação de árvores armadilhas e aplicação de nematóides, o que pode resultar em milhares de hectares tratados, devido a interação vespa nematóide e os hábitos desta praga. A rede de monitoramento e vigilância também são estratégias para fortalecer os programas de controle da vespa-da-madeira e a defesa contra a introdução de estabelecimento de novas pragas, que possam afetar o setor florestal.

Para proteger o setor florestal de Santa Catarina, o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto destaca o trabalho conjunto contínuo feito pela SAR junto à Cidasc, Epagri e demais segmentos que integram o setor agrícola. “A vespa-da-madeira é a principal praga no Brasil e estamos trabalhando na ampliação, monitoramento e combate desta praga, através do controle biológico e distribuição de nematóides. O trabalho do governo do estado e do setor produtivo no combate à vespa-da-madeira é uma ação integrada e continuada, que garante a fiscalização e o controle já no início dos focos, evitando grandes prejuízos e garantindo a qualidade da produção florestal catarinense”, destaca o secretário Colatto.

O Brasil possui 500 milhões de hectares (ha) de florestas plantadas e naturais, segundo dados do IBGE (2022). E em Santa Catarina, as florestas plantadas ocupam cerca de 1 milhão de hectares de área (589,1 mil hectares com pinus e 299,6 mil com eucalipto), além de outros 51,5 mil hectares sob seus cuidados, protegidos e preservados, o que representa mais de 30% de toda a cobertura nativa no estado. Santa Catarina é o campeão nacional na exportação de móveis de madeira, com US$332,9 milhões de faturamento/ano. A indústria florestal catarinense é um importante pilar da economia do estado, gerando empregos, renda e contribuindo para o desenvolvimento regional.

Segundo o Observatório do Agronegócio Catarinense, a indústria florestal de Santa Catarina gera mais de 100 mil empregos diretos e fatura mais de US$2 bilhões ao ano, com exportações e movimentação interna. O estado é o maior exportador de madeira serrada de coníferas, onde cerca de 42% de tudo que é exportado deste tipo de produto, sai de Santa Catarina.

Crédito: Divulgação

Posts Relacionados

Em Santa Catarina, novos empréstimos com garantia de imóvel crescem 30%

Jurerê Internacional recebe press trip da TAP, com foco nos turistas europeus

Dicas para o desenvolvimento socioemocional das crianças

Com piscina na proa e tecnologias inovadoras, nova edição de iate fabricado em SC encanta os norte-americanos

Doce de leite ou chocolate?

Tradicional hortifruti de Florianópolis oferece aplicativo gratuito para compras online

JUS Club debate os desafios de gestão na advocacia

Iniciativa ambiental mantida pelo Fort Atacadista é reconhecida em premiação nacional

Micro e pequenas de SC disputam Prêmio Indústria Eficiente

Komprão em Canelinha foi inaugurado, a 72ª loja do Grupo Koch em Santa Catarina