Conselho Tutelar de Barra Velha recebe título de Núcleo Observatório de Direitos Humanos
Nomeação é resultado da contribuição do órgão em promover a paz mundial
No dia 13 de abril, o Conselho Tutelar de Barra Velha recebeu o título de Núcleo Observatório de Direitos Humanos (OIDH), em cerimônia realizada na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Joinville. Na ocasião, a universidade recebeu o título de Embaixada dos Direitos Humanos, cedido pelo Observatório Internacional dos Direitos Humanos de Portugal e criou 17 núcleos do Observatório, sendo um deles em Barra Velha.
O título recebido pelo Conselho Tutelar por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reconhece o trabalho desenvolvido pelo órgão em contribuir com a paz mundial. A universidade integra o OIDH, por meio do Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Sociais (Gepes) desenvolvido em parceria com o Grupo Regional de Articulação em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Gradcia).
O Gepes é resultado de um projeto de extensão criado há cerca de 15 anos na Udesc Joinville. Com a missão de aproximar a universidade da comunidade, o grupo reúne mensalmente os Conselhos Tutelares e de Direito de 16 municípios das regiões norte e nordeste de Santa Catariana para debater questões ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente e buscar a garantia de políticas públicas.