Evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro e trará referências da Suécia, modelo de gestão eficiente e inovação tecnológica, a Santa Catarina
O Crea-SC sediará a terceira edição do Seminário Construções Inteligentes, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro. O evento, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC) e apoiado pelo Conselho, integra a Política de Patrocínio do Crea-SC.
Um dos destaques do seminário será a participação de dois especialistas suecos, que compartilharão suas experiências e cases de inovação. São eles: Klas Håkan Alm, CEO da Vision House, empresa de TI da Tailândia que presta serviços para corporações como a Scandinavian Airlines System (SAS), LG e Tetra Pak. Ele falará sobre o tema “O estilo de inovação dos gigantes da indústria sueca, do palito de fósforos e da dinamite à inteligência artificial”.
O outro conferencista sueco é Roy Erik Ragnar Andersson, consultor e professor da West University, professor de Qualidade, Produção e Logística e Ph.D. em Logística e Qualidade pela Chalmers University. Ele apresentará a palestra “Tornando sua empresa resiliente na era da indústria 5.0”.
A engenheira Roberta Maas, responsável pela organização do evento, destaca a Suécia como um exemplo de inovação e sustentabilidade, lembrando que foi lá que as Conferências da ONU tiveram início. “Grandes invenções, como o fósforo, a dinamite, o Spotify e o Skype, são originárias da Suécia. Temos muito a aprender com eles”, afirma. Roberta vê a próxima semana como uma excelente oportunidade para estreitar laços e fomentar grandes projetos.
Ela também ressalta que o 3º Seminário Construções Inteligentes é uma iniciativa que promove a inovação, a capacitação e a valorização profissional. Segundo a engenheira, o evento apresentará as mais recentes tecnologias em engenharia e proporcionará um valioso intercâmbio de experiências com especialistas internacionais. “Nosso objetivo é preparar os profissionais para os desafios futuros, tornando-os mais inovadores e sustentáveis, ao mesmo tempo em que valorizamos a profissão e destacamos o papel essencial do Senge-SC nesse processo”, finaliza.
Apoio à inovação e ao desenvolvimento técnico
O seminário reflete o compromisso do Crea-SC com o aprimoramento dos profissionais da área e é direcionado tanto para profissionais quanto para estudantes de engenharia e de outras áreas da cadeia produtiva da construção civil. A programação inclui temas como novas tecnologias aplicadas à engenharia civil, sustentabilidade, e a transição da indústria 4.0 para a 5.0.
Para o presidente do Crea-SC, Engenheiro Kita Xavier, o Seminário Construções Inteligentes é uma oportunidade valiosa para o aprimoramento profissional e o intercâmbio de projetos. “Eventos como este são essenciais para acompanharmos as inovações tecnológicas e as melhores práticas internacionais. O intercâmbio de experiências enriquece o debate e nos oferece diretrizes para desenvolvermos soluções mais sustentáveis e inovadoras em Santa Catarina e no Brasil”, afirma Kita.
Ele ressalta que a conexão com a Suécia não é uma novidade. Em 2017, o Conselho realizou o evento “Conexão Suécia Cidades Sustentáveis”, que discutiu os modelos suecos de sustentabilidade e gestão de resíduos, destacando o reaproveitamento de até 99,6% do lixo nas cidades do país. Naquela ocasião, especialistas propuseram soluções para os desafios sanitários enfrentados pelos municípios catarinenses.
Inscrições para o Seminário Construções Inteligentes
O seminário, que contará com 110 vagas presenciais, também será transmitido virtualmente. Os valores arrecadados com as inscrições serão doados à Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (AEBAS), reforçando o caráter social do evento.