Crianças elegem nomes dos mascotes do Projeto Ética e Cidadania
O Projeto Ética e Cidadania será lançado oficialmente no dia 30 de julho e tem como objetivo levar aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú reflexões sobre os temas diariamente em sala de aula. O projeto será representado pelos Mascotes da Paz, criados no ano passado com o intuito de promover a harmonia entre os cidadãos. Como os bonecos não têm um nome, uma eleição está sendo realizada nos Centros de Educação Municipal e Núcleos de Educação Infantil para batizá-los.
Nesta quarta-feira (20), os mascotes visitaram o CIEP e o NEI Pão e Mel durante a tarde, para que as crianças pudessem conhecê-los e escolher os nomes que melhor combinassem com eles. São três os bonecos escolhidos: a vovó, uma menina e um menino. Vitória Freitas, de quatro anos, aprovou os mascotes. “A que eu mais gostei foi a menininha, e eu quero que ela se chame ‘Estrela’”, disse a menina, que frequenta o NEI Pão e Mel.
“Agora as crianças os reconhecerão pelos nomes. As professoras em sala de aula falarão sobre os seus significados. Quando damos o nome, o mascote se torna ainda mais importante, como um animalzinho de estimação”, disse a gestora do NEI, Eliane Cristina dos Santos Ferreira. Ao longo deste mês os professores de informática dos Centros Educacionais Municipais (CEM’s) realizarão eleição eletrônica com os alunos.
Conteúdos relacionados à ética e cidadania já são aplicados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz entre as competências “empatia e cooperação” e “responsabilidade e cidadania” para serem desenvolvidas nas atividades escolares. O Projeto Ética e Cidadania promoverá às crianças uma melhor noção de conduta e convívio social e, consequentemente, terão uma vida adulta mais tranquila e feliz.
_________________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3363-7144