O Departamento de Cultura de Penha, ligado à Secretaria de Educação da Prefeitura, está com matrículas abertas para aulas de dança do ventre, que são ministradas todas as sextas-feiras, 16h30 e 17h30, com a professora Sheila. Ela pede uma caixa de leite como inscrição simbólica, a qual é revertida para uma entidade dedicada ao combate do câncer de mama. O grupo de participantes já conta com seis dançarinas.
A dança do ventre ganhou visibilidade no Brasil na virada do século 21. Apresentando-se como um misto de feminilidade e de religiosidade, essa dança conquistou muitas praticantes no País. Segundo o Portal Brasil Escola, do UOL, diz-se que tradicionalmente, essa dança era transmitida em grande parte do Oriente Médio: a mãe ensinando a filha e o costume da dança em família entre mulheres se perpetua até os dias de hoje.
Essa prática traz muitos benefícios à saúde – quando desenvolvida regularmente – e estimula a feminilidade, uma vez que os trejeitos utilizados na dança passam automaticamente aos trejeitos do dia a dia. As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria de Educação, onde está o Departamento de Cultura, ou pelo fone 3345.4025.