Dias rosas pela saúde da mulher no Shopping Pátio Chapecó

0

Ambiente aconchegante, confortável e sofisticado chamou a atenção do público que visitou o Shopping Pátio, na última semana, na cidade polo do oeste. Tons de rosa ganharam destaque em cada detalhe do lounge da Unimed Chapecó, Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e Eliandra Schneider Eventos. Itens personalizados da RFCC para venda, brindes, aferição de pressão e dicas de saúde transmitidas por enfermeiros foram os destaques da programação.

Organizada pela cooperativa médica pelo 9º ano consecutivo, o Outubro Rosa visa conscientizar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No espaço, equipes da Unimed e da Rede Feminina foram responsáveis por receber os visitantes que, cada vez mais, estão cientes sobre a importância da adoção de medidas que minimizam as chances de desenvolver a doença e que auxiliam na descoberta em fase inicial.

Marcado por várias atividades ao longo do mês, esta foi a segunda ação no Shopping Pátio Chapecó.  A primeira contemplou o espaço Flowers Shop, que oportunizou ao público a aquisição de um buquê por preço de custo que foram entregues, com um cartão, a cada paciente em tratamento. “Entregamos 145 buquês às pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Centro de Oncologia Unimed e do Hospital Regional do Oeste. Foi maravilhosa a emoção do momento. Elas receberam com carinho, se sentiram acolhidas e amadas. Algumas, inclusive, nunca haviam recebido flores. Foi gratificante”, enfatiza o enfermeiro e coordenador do Centro de Oncologia Unimed Chapecó, José Renato Weber, destacando que essas mulheres são vitoriosas.

ORIENTAÇÕES

Weber alerta que o câncer pode não apresentar sinal no início, por isso, é importante manter a rotina de exames em dia. “Com o desenvolvimento da doença, o sinal mais comum é o caroço nas mamas ou axilas. A pele e o formato das mamas também podem mudar e o bico pode soltar uma secreção”, explica.

No entanto, segundo ele, em 80% dos casos, os caroços são benignos. Mulheres mais jovens, muitas vezes, apresentam vários nódulos na mama que podem ser percebidos em alguns momentos do ciclo menstrual. A técnica em enfermagem do Centro de Oncologia Unimed Chapecó, Ana Cristina Dias Zembrani, complementa que se a mulher encontrar uma alteração ao apalpar as mamas, é fundamental procurar um médico o mais rápido possível. “É ele quem indicará os exames necessários e identificará se o nódulo é maligno (câncer) ou benigno”.

Sobre medidas preventivas, o coordenador do Centro de Oncologia Unimed Chapecó lembra que hábitos saudáveis contribuem significativamente, mas mesmo assim, a doença pode aparecer. “Portanto, consultar um médico regularmente e fazer exames mais precisos são medidas essenciais para obter um diagnóstico precoce, aumentando em 95% as chances de cura”, reforça.

O Outubro Rosa na cidade polo do oeste é organizado pela Unimed Chapecó e, nesta edição, conta com a parceria das seguintes empresas e instituições: Hope, Associação Chapecoense de Futebol, Sicom, Empório Nouvelle, Senac Chapecó, Cooperativa Central Aurora Alimentos, Fundação Aury Luiz Bodanese, Ric TV Record, Kinesis Mulher, Eliandra Schneider Assessoria e Cerimonial, Shopping Pátio Chapecó e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

PALESTRAS

Para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Unimed Chapecó oferece palestras gratuitas com médicos cooperados, alusivas ao Outubro Rosa. Quem tiver interesse, pode entrar em contato para agendar data e horário com o Serviço de Medicina Preventiva pelo telefone (49) 3361 1857.

 

 

MARCOS A. BEDIN