Saiba como aproveitar o eletrodoméstico ao máximo sem desperdiçar água durante as lavagens
Cada vez mais os consumidores buscam formas de facilitar as atividades domésticas cotidianas, principalmente aqueles que têm rotinas mais atarefadas. Nesse sentido, a máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos mais indicados, já que poupa o esforço e o tempo usado para lavar roupas à mão.
Apesar disso, o uso desatento do item pode levar ao aumento no consumo de água, seja pelo modelo da lavadora, seja pela programação incorreta dos processos de lavagem. Para evitar esse problema e prevenir gastos extras no fim do mês, confira algumas dicas para economizar água durante o uso da máquina de lavar.
1. Analise as características do equipamento ao comprar
Design e performance é o que praticamente todo consumidor busca ao comprar uma máquina de lavar roupa. No entanto, é necessário também verificar o selo de eficiência do produto, analisando tanto o indicador de consumo de água quanto o de energia.
De acordo com a gerente de marketing da fabricante de produtos de limpeza Casa KM, Aline Silva, “a barra que apresenta as letras de A a G é referente ao consumo de energia, enquanto o de água se encontra na parte inferior dos selos”. Analise atentamente os indicadores ao buscar um novo modelo de lavadora.
2. Siga as instruções de lavagem das roupas, da máquina e dos produtos
Nem sempre o consumidor se atenta a todas as instruções do equipamento, mas saiba que elas são fundamentais para garantir o uso ideal. É necessário se atentar às funcionalidades da máquina, às especificações de cada roupa e à forma com que os produtos de limpeza devem ser utilizados.
Dessa forma, o consumidor garante a limpeza correta das roupas e evita a necessidade de lavagens excessivas, consequentemente reduzindo os gastos de água e energia elétrica.
3. Separe um dia da semana para lavar roupas
Quem possui rotinas agitadas ou muito atarefadas deve fazer um planejamento para a lavagem de roupas e outras peças, separando um dia da semana para a tarefa, mesmo que a limpeza não ocorra semanalmente. O processo, além de facilitar a rotina, pode ajudar na economia de água.
Isso porque, com um dia em mente, não é necessário lavar as roupas cada vez que uma nova peça esteja suja. O ideal é verificar se, no dia escolhido, o acúmulo de roupas é suficiente para encher uma máquina. Caso não seja, espere até o mesmo dia da próxima semana.
4. Procure evitar os programas de pré-lavagem
Se pretende economizar água, os programas de pré-lavagem podem atrapalhar os planos. Alguns equipamentos têm programação para deixar as peças de molho e, embora o processo facilite a remoção da sujeira, pode ser um vilão no alto consumo de água. Funções de duplo enxágue também devem ser evitadas.
5. Invista no modo econômico de água
Alguns modelos de lavadoras possuem o modo econômico de água. Sua operação inclui apenas uma lavagem simples e pode reduzir em até 30% o consumo de água. Se sua máquina de lavar contém o modo econômico, vale a pena usá-lo na lavagem de roupas que não demandam limpeza pesada.
6. Faça lavagem de algumas peças na mão
Lavar algumas peças na mão pode ajudar na economia de água e energia, já que, neste caso, é a própria pessoa que comanda o gasto de água conforme a abertura da torneira. A lavagem manual consome mais tempo, mas a economia de água pode compensar.
As roupas mais indicadas para lavar à mão são peças menores, como meias e roupas íntimas, e as confeccionadas em tecidos delicados, como renda, tricô e seda.
7. Tome cuidado na escolha de produtos
Alguns produtos, como o sabão em pó, são excessivamente concentrados e fazem muita espuma na hora da lavagem, fazendo com que seja necessário realizar uma segunda etapa de enxágue, gastando mais água.
Portanto, leia sempre o rótulo e procure alternar os produtos utilizados. Lembre-se de verificar a procedência e a qualidade do produto, não só para garantir a economia de água, mas também para prevenir danos às roupas.