Definidos os campeões da primeira etapa do MCD apresenta Surf Trip SP Contest, encerrado neste domingo em ondas de meio metro na praia de Camburi, em São Sebastião. Thiago Meneses faturou a Open, Alex Miranda fez dobradinha na Master e Grand Master, Phillipe Neves levou a Junior, Alex Durand venceu o SUP, Paulo Giachetti o Stand Up e Yohanna Sarandini dominou o Feminino.
Na Open, principal categoria do circuito, o tetracampeão Júnior Thiago Meneses, 19 anos, variou o arsenal de manobras para superar os adversários com o melhor somatório do dia (14.33). Em segundo ficou Bruno Romano, bicampeão do circuito (também na Júnior), afiado após uma temporada de um ano surfando na Califórnia (EUA). Representando os veteranos, Oswaldo Domingues ficou em terceiro. Em sua primeira final Open, o jovem Leo Romano, de apenas 15 anos, foi o quarto colocado.
Numa hora difícil do mar, a escolha das ondas foi crucial para a vitória de Meneses, que posicionou-se ao lado esquerdo do palanque e surfou com uma prancha feita por ele mesmo. Em uma de suas ondas, arriscou tudo numa esquerda aplicando cinco fortes batidas para arrancar 8,5 pontos dos juízes.
“Estou acostumado com esse pico, pois venho sempre pra cá. Apostei que apareceria uma esquerda com potencial e consegui manter a liderança. Esta foi a primeira prancha que fiz e procurei aliar flutuação à performance, estreitando o bico e a rabeta”, conta o filho do shaper Paulo Meneses.
Ele começou a surfar aos dois anos e a parceria com seu pai chegou também à sala de shape. “Profissionalmente, meu pai trabalha como corretor de imóveis e shaper (fabricante de pranchas). E desde o ano passado tenho trabalho com ele nas duas profissões, além de cursar Administração na Unip”, comenta.
Essa troca com o pai, Thiago considera um dos pontos cruciais para sua evolução no esporte. “Ajudou muito no meu desenvolvimento, sempre falamos a respeito e aperfeiçoamos nossos equipamentos”.
Entre os masters, o bicampeão da categoria e tri no Longboard, Alex Miranda não deu chance aos adversários, deixando em segundo Pedro Regatieri, tricampeão do circuito na Open que descolou a melhor nota do evento 9.0 (no sábado). O terceiro colocado foi Danilo Rebelo e em quarto ficou Pedro Oliveira, atual defensor do título e tetracampeão do SP Contest.
Estreante na Grand Master, Alex Miranda surpreendeu o bicampeão da categoria Freddy Jacob para levar o troféu. Em terceiro ficou Claudemir Martins e em quarto Angelo Romano, pai de Bruno e Leo (finalistas Open e Junior).
Phillipe Neves chegou junto na Júnior, deixando em segundo Leo Romano (em sua segunda final), em terceiro Dudu Asfo e em quarto Ian Sato – terceiro e quarto colocados no ranking 2016, respectivamente.
Campeão em 2015, Paulo Giachetti largou na frente nos pranchões, deixando o octacampeão Leo Paioli na segunda posição. Fabio Amicci foi o terceiro e Glebson Siqueira em quarto lugar. No Sup, Alex Durand superou o bicampeão Roger Marques (2º), Gustavo Marini (3º) e Paulo Giachetti.
Yohanna Sandini garantiu o primeiro lugar no pódio entre as garotas. Dayane Ochai foi a segunda colocada, com Natalia Araújo em terceiro e Letícia Mourad em quarto.
A próxima etapa do circuito acontece em setembro em Maresias, São Sebastião, com patrocínio da … Lost.
A primeira etapa do 16o circuito Surf Trip SP Contest tem patrocínio da Surf Trip e MCD. Apoio: Associação de Surf de São Sebastião, Associação de Surf de Camburi e Prefeitura Municipal de São Sebastião. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf.
Resultados da primeira etapa
Open
1 Thiago Meneses
2 Bruno Romano
3 Oswaldo Domingues
4 Leo Romano
Master
1 Alex Miranda
2 Pedro Regatieri
3 Danillo Rebelo
4 Pedro Oliveira
Grand Master
1 Alex Miranda
2 Freddy Jacob
3 Claudemir Martins
4 Angelo Romano
Junior
1 Phellipe Neves
2 Leo Romano
3 Dudu Asfo
4 Ian Sato
Longboard
1 Paulo Giachetti
2 Leo Paioli
3 Fabio Amicci
4 Glebson Siqueira
SUP
1 Alex Durand
2 Roger Marques
3 Gustavo Marini
4 Paulo Giachetti
Feminino
1 Yohanna Sarandini
2 Dayane Ochai
3 Natalia Araujo
4 Leticia Mourad