Empresa de TI desenvolve setor avançado de automação e agiliza o processo de teste dos softwares

0

Empresa de TI desenvolve setor avançado de automação e agiliza o processo de teste dos softwares

Investimento de R$ 1,3 milhão reduziu trabalho de 15 dias para uma hora

 

Otimizar a produtividade e satisfazer o cliente, desafios diários que grande parte das empresas enfrentam. Focada em alcançar o equilíbrio entre esses dois pontos, a empresa catarinense de Tecnologia da Informação,WK Sistemas, desenvolveu um setor avançado de automação para agilizar o processo de teste dos softwares e garantir a qualidade do seu produto. O procedimento que antes era feito manualmente e levava até 15 dias, hoje, com o apoio de aproximadamente 40 servidores e uma equipe com profissionais qualificados para a função, é feito em uma hora.

Para implantar esse setor, a empresa de Blumenau (SC) investiu cerca de R$ 1,3 milhão em aquisição de servidores e licença de software. “Na prática, não se pode garantir que um software seja perfeito, isto é, que ocorra a ausência total de erros, devido principalmente à complexidade envolvida em sua construção. Entretanto, se a atividade de teste for cuidadosamente planejada, é possível fornecer um nível adequado de confiança, garantindo o mínimo de erros possíveis”, explica o presidente da WK Sistemas, Werner Keske.

Por meio de uma ferramenta desenvolvida pela WK, é realizado o acompanhamento em tempo real da execução dos testes e do plano de possíveis correções identificadas. Caso haja qualquer inconformidade, de forma dinâmica e por painéis, são acionados alertas para rápida resolução. De acordo com o presidente, a automação proporciona um crescente nível de maturidade ao software, entre muitos outros benefícios. “Aumenta a produtividade e diminui o custo destinado às atividades de testes; elimina o trabalho repetitivo de inserção de dados e observação dos resultados; oferece melhoria na qualidade do software; reduz o tempo gasto com a execução dos testes (se comparado aos testes manuais), além de proporcionar mais confiança na liberação do produto, a cada nova versão”, completa.