Uma escola pública da Grande Florianópolis foi escolhida como modelo para a implantação doGoogle Education, plataforma online que oferece ferramentas para o desenvolvimento de aprendizado de alunos e da didática de professores.
A Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa, de Palhoça, é uma das 34 escolhidas para testar a plataforma de educação em Santa Catarina. A ideia é que até o fim do ano todos os professores estejam capacitados para utilizarem o sistema.
Através deste aplicativo os professores poderão distribuir tarefas, registrar a frequência de alunos e desenvolver apresentações. Os alunos também poderão baixar todo o conteúdo dado em sala de aula, além de interagir entre si.
“A gente vive métodos muito passivos. O professor recebe e não interage, e eles replicam isso em sala de aula. Essa proposta visa desmistificar isso e mostrar como podemos fazer diferente usando a tecnologia e colocando o aluno como protagonista no processo de educação”, explica Maidi Dalri, consultora educacional.
Esta proposta vem sendo desenvolvida em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e com a Secretaria de Educação, que prevê a longo prazo a expansão deste modelo de ensino para todo o estado.
“Nossa proposta é testar esta plataforma para depois expandir para as demais escolas do estado”, conta Diego Calegari, diretor da Secretaria de Educação de Santa Catarina.