7ª edição do evento também conta com bate-papos e workshops ministrados por profissionais renomados do mercado do audiovisual brasileiro
A sétima edição do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, que acontecerá entre os dias 7 e 12 de outubro, contará com convidados únicos que tornarão este evento ainda mais memorável, como a convidada principal e apresentadora do evento, Renata Boldrini (RJ), jornalista que já cobriu eventos cinematográficos em Cannes, Veneza, Toronto, Nova York e Paris. Além de já ter entrevistado com exclusividade artistas como Brad Pitt, George Clooney, Tom Cruise, Angelina Jolie, Cate Blanchett, Quentin Tarantino, Woody Allen, entre muitos outros.
“Fiquei muito feliz com o convite para apresentar o Festival de Cinema de Jaraguá do Sul. Eu sou apaixonada por festivais de cinema, é ali onde muitas vezes a gente vê nascer grandes talentos, tantos nomes consagrados do nosso cinema despontaram em festivais, é de grande importância essa janela para os realizadores. E como apresentadora, ainda dá uma emoção extra ser a pessoa que vai conduzir esses talentos nesse momento que é tão especial pra eles, o de apresentar seus filmes pela primeira vez. É sempre uma honra fazer parte desse processo e viva os festivais de cinema!”, comentou a jornalista. Renata apresenta e é editora do programa semanal de cinema “Preview”, no canal a cabo Telecine, comanda o programa diário “Que Tal um Cineminha?”, na Rádio Globo FM, dá dicas de cinema nas plataformas da Ingresso.com e no Flix Channel, além de dirigir sua empresa de conteúdo, a Contente Entretenimento.
Jô Rauen (SC), produtor e cineasta na Island Bridge Productions, com sedes em Florianópolis, São Paulo e Nova York, onde desenvolveu longa-metragens como, Quarta Feira de Cinzas (Brasil 2023), O Velho Fusca, (Brasil 2022), Surviving Confession (USA – 2019), Inner Ghosts (Portugal – 2018), entre outros trabalhos que estão disponíveis nas plataformas de streaming, participará como apresentador e júri pela segunda vez, neste ano.
“O Festival de Jaraguá do Sul, com sua abordagem inovadora, representa um marco significativo para o audiovisual brasileiro. Ele não apenas celebra a diversidade de formatos e gêneros, mas também coloca Jaraguá do Sul no centro das atenções no cenário nacional, destacando a cidade como um verdadeiro polo cultural. E participar deste festival como jurado me faz perceber a importância de eventos como este na valorização da nossa cultura local e nacional; ele não só oferece uma plataforma para cineastas e produções de diferentes partes do Brasil e do mundo, mas também contribui imensamente para o fortalecimento da identidade cultural e do setor audiovisual em Santa Catarina”, comentou o produtor sobre sua participação no Festival.
Outros nomes do audiovisual nacional também dividirão o palco durante os seis dias de evento, como: Anidria Stadler (PR), atriz e diretora, que já participou de longa-metragens, produções para televisão e curtas, além de 53 peças, no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. E Maira Pereira (SC), redatora, publicitária, e roteirista e vencedora do Macaco de Bronze no 6º Prêmio Catarinense de Publicidade, formada em Publicidade e Propaganda, com especialização em Marketing empresarial pela Malvern House School e em screenwriting pelo Shakespeare Globe Theatre, de Londres.
BATE-PAPOS
Dentro da programação, o evento conta com rodas de bate-papo com profissionais do ramo do audiovisual que estarão presentes para instruir e responder questionamentos dos participantes. Entre eles serão:
-
Glauce Gonçalez (SP), executiva de negócios na Band, que abordará sobre Negócios Inovadores Estratégicos e Comerciais nas Mídias Online, Publicidade e TV;
-
Fábio Brandão (RJ), jornalista, radialista, diretor de TV e cinema, que vai conversar sobre Os Caminhos da Produção de Conteúdo Independente e Corporativo; Atualmente produz realities shows como “Big Brother Brasil” e “Estrela da Casa”, e nos festivais de música “Rock In Rio” e “The Town”.
-
Juan Espeche (SP), vice-presidente da IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attractions) e ADIBRA (Associação de parques de diversões do Brasil), para falar sobre Os Parques de Entretenimento no Audiovisual e seu potencial para Show Business;
-
Bia Ambriogi (SP), produtora dos filmes Tropa de Elite e Dois Filhos de Francisco, fundadora da uPmix Estúdios, premiada com leão de ouro no Festival de Cannes com o filme Coke Thrist – Sound Experience, sócia fundadora da InnSaei.TV Plataforma de Streaming, da Produtora InnSaei, e presidente da Apro+Som – associação de produtoras de fonograma do Brasil, que vai compartilhar sobre O Mecanismo do Trabalho Executivo Distribuição Independente do Audiovisual no Mercado.
-
Alexandre Mendonça (SC), apresentador e repórter NDTV Record TV, palestrante e consultor na área de comunicação, que vai trazer sua perspectiva sobre A Realidade da Produção Independente em SC;
Alexandre Mendonça, comenta que o festival já é um dos mais importantes do Brasil, “porque ele abre espaço para uma discussão que é extremamente relevante para o cinema no país. A nossa indústria cinematográfica ainda é muito recente e esse evento consegue dar visibilidade para um outro tipo de cinema, e sair daquele nicho Rio e São Paulo, dando voz a outros cineastas de outras regiões. Espero que a minha contribuição sobre o mercado audiovisual em Santa Catarina possa ajudar os pequenos produtores a enxergarem novas possibilidades e oportunidades no nosso estado,” finaliza. O jornalista já atua na área de televisão há 25 anos, como repórter, apresentador e diretor. Trabalhou nas principais emissoras de São Paulo e Santa Catarina, e atualmente é repórter em Florianópolis.
WORKSHOPS
O evento também contará com Workshops, ministrados por profissionais renomados, dos mais diversos setores do mercado do cinema, como a diretora de produção Betinha Ganymedez (SP); o professor, diretor de cena e roteirista, Lucas Araújo (SP); o jornalista, diretor e documentarista, Lallo Bocchino (SC); as maquiadoras Tainan Damasceno e Lais Bargon (SP); e o professor, ator, diretor, preparador de elenco e produtor de audiovisual, Mauricio Mascarenhas (SP). Os cursos acontecerão no Teatro SCAR, em Jaraguá do Sul (SC), entre os dias 7 e 11 de outubro e as atividades serão feitas na Sala Multiuso 1. Serão 20 vagas por curso, e a inscrições deve ser feita por meio deste link (inserir link) . A programação completa pode ser acessada em festivalcinejds.com.br/#
SOBRE O FESTIVAL
O Festival de Cinema de Jaraguá do Sul surgiu em 2017, para promover a região de Santa Catarina como mais um polo de entretenimento e audiovisual no Brasil, e fortalecer as produções nacionais. Desde sua primeira edição, o evento tem sido impulsionado por equipes dedicadas e voluntárias, com apoio da iniciativa privada e de diversos setores da economia e da cultura. Em 2023, ficou em 4º lugar no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo, elaborado pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC. A sétima edição do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul é realizada pelo Instituto CAI (Centro das Artes Integradas), de Jaraguá do Sul, e pela S&H Entretenimento, com a coordenação da Comissão Organizadora formada por Isaac Huna, Marli Forte, Omar Forte, Daniel Maffezzolli, Maira Pereira e Marcel Soares.