Fundema em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha resgata graxaim no São Cristóvão
Na tarde de sexta-feira (20), a Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha – FUNDEMA, atendeu a um chamado de moradores sobre um animal silvestre que estava no meio da rua José Ceara da Costa, no bairro São Cristóvão. Um graxaim, também conhecido como cachorro-do-mato, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha e levado até a sede da Fundema, onde foi constatado que o animal precisava de atendimento emergencial.
O graxaim estava debilitado e foi encaminhado à Polícia Ambiental de Joinville para receber o atendimento veterinário. Caso fosse necessário, o animal seria levado para o centro de reabilitação em Florianópolis para, em seguida, ser devolvido ao seu habitat.
O graxaim é um animal silvestre que se adapta fácil a diversos ambientes, como matas ciliares, áreas abertas e florestas. Podem alimentar-se de pequenos insetos, frutos e pequenos mamíferos. São encontrados comumente em áreas urbanas a procura de comida, podem adentrar plantações de milho e galinheiros. Esses animais não oferecem perigo aos seres humanos e, ainda, podem pegar doenças dos animais domésticos.
Ao encontrar esse ou outros animais silvestres deve-se acionar a Fundema, o Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha ou a Polícia Ambiental para estes fazerem o resgate. A FUNDEMA orienta a não tocar em animais silvestres por estes poderem pegar ou passar alguma enfermidade.