Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Inicia vacinação contra a gripe em Itapema

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (25/04) em Itapema. Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão imunizando a população pertencente ao grupo de risco. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que mais de 11 mil pessoas recebam a dose em todo o município até o dia 20 de Maio.

Para o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, é importante que as pessoas procurem o as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Este ano Santa Catarina vive um perfil epidemiológico diferente, por isso a vacinação chegou ainda mais cedo. Garantir a imunização é uma das possibilidades de proteção, porém a higiene ainda é a forma mais eficaz de se prevenir contra a gripe”, afirmou o Secretário Everton Ricardo da Silva.

Em Itapema a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 12h e das 13h às 17, exceto na UBS Meia Praia II e na UBS Centro. Já na UBS Ilhota, a vacinação ocorre apenas no período vespertino, das 13h às 17h. É obrigatória a apresentação do Cartão do SUS e a carteira de vacinação e atendimento obedece a ordem de chegada, já que todas as pessoas são consideradas prioritárias.

A moradora do Bairro Várzea, Jandira Oliveira, de 83 anos, aproveitou o primeiro dia da campanha e garantiu a imunização. “Já me vacino conta a gripe há muitos anos. Acho muito importante, pois desde que comecei a tomar nunca mais pegou uma gripe forte”, aconselha a aposentada.

Quem pode vacinar?

Podem receber a vacina crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas de até 45 dias após o parto, idosos (acima de 60 anos), profissionais da área de saúde  que tenham carteirinha do Conselho, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também podem receber a imunização os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão levar comprovante da sua patologia, como receitas médicas, exames, e outras condições especiais de saúde conforme orientação do Ministério da Saúde.

Dia D

O chamado “Dia D” para mobilização da comunidade será no próximo sábado (30/04) quando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, garantindo assim o horário especial para quem desejar a imunização. Neste dia, todas as UBS estarão em atendimento, menos a UBS Centro. Já a UBS Meia Praia II atenderá apenas pessoas acima de 60 anos.

Posts Relacionados

Curso de Sistemas para Internet EaD do IFC Camboriú recebe nota máxima do MEC

Atleta do CEPE Joinville brilha no Campeonato Brasileiro Sub-17 e bate recorde

7ª VT de Florianópolis destina R$ 680 mil a fundos públicos de proteção civil e promoção de direitos

SESI de Brusque promove palestra solidária com foco na saúde da mulher

Presença feminina cresce 40,5% em novas empresas de Santa Catarina

SENAI de Brusque debate escassez de profissionais durante encontro com indústrias

Outubro Rosa: Mercadão de Coqueiros arrecada leite para famílias de pacientes

Atestado médico não precisa ter código da doença para ser válido, decide 2ª Turma

Lages sedia mais uma Exposição Passaporte de Primavera

Escola SESI de Brusque divulga bolsas de estudo para alunos da rede pública de ensino