Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Invisibilidades do universo feminino é tema de exposição inédita em Florianópolis

Ações Para Desfazer Invisibilidades, de Rosa Grizzo abre dia 16 de novembro na Fundação Cultural BADESC

 

A partir do dia 16 de novembro, a Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis recebe a exposição Ações Para Desfazer Invisibilidades, da artista Rosa Grizzo. A mostra inédita e que foi selecionada no Edital 2023, completa o calendário anual de exposições. A abertura é gratuita e está marcada para as 19h.

Rosa, que conheceu a Fundação durante um passeio por Florianópolis, conta que essa foi a primeira vez que se inscreveu no Edital. “Achei o espaço carregado de memórias e apropriado para receber meus trabalhos, e confesso que fiquei muito feliz e honrada ao ser selecionada. Sei que é um espaço onde há critérios rigorosos para escolha das exposições, que prima por conceituadas exposições e são poucos os artistas selecionados”, compartilha.

A mostra, que é composta por 23 trabalhos, sendo 21 objetos têxteis, um conjunto de fotografias e de um vídeo, tem curadoria de Marcelo Salles. Rosa destaca que em 2018, depois de uma pausa nas artes, começou a frequentar um grupo de estudos onde o curador atua. “Ele passou a ser um grande incentivador para que eu desse continuidade aos trabalhos. Me apoiou e acreditou na potência, na poética dos meus trabalhos”, destaca.

 

Ações Para Desfazer Invisibilidades

A artista explica que a exposição trata sobre as memórias e o entendimento do cotidiano das mulheres, cuja identidade e subjetividade foi moldada pela sociedade patriarcal e capitalista através dos tempos. “Penso ser uma reflexão pessoal, mas que pode ser estendida à outras mulheres. Espero que as visitantes sintam a minha solidariedade com tudo aquilo que muitas de nós vivemos no cotidiano e não verbalizamos”, ressalta.

Rosa salienta ainda que os trabalhos buscam também sensibilizar o público masculino. “Espero que os homens que visitarem a exposição possam refletir sobre comportamentos e atitudes para com as mulheres e que isso possa gerar, por menores que sejam, algumas mudanças”, espera a artista.

O projeto de Ações Para Desfazer Invisibilidades é inédito, e, segundo Rosa, está organizado em duas vertentes. Uma, que se refere ao universo feminino e o que ele envolve, como o trabalho doméstico, a invisibilidade e a conscientização da condição feminina. A outra, tem relação com a linguagem utilizada, que pode ser vinculada com a arte têxtil. Neste caso, a artista propõe um diálogo com a pintura, em forma expandida.

“Minha expectativa é que a minha poética, os trabalhos que desenvolvo, possam atrair um bom público para visitação. Espero que os trabalhos levem esse público a refletir (um pouco) sobre o cotidiano e a memória das mulheres que foram moldadas pelo patriarcado”, completa.

A mostra poderá ser visitada até 11 de janeiro de 2024 sempre de segunda a sexta, das 13h às 19h. A Fundação está localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis.

 

Sobre a artista

Rosa Grizzo é artista visual formada pela Unesp/Bauru. Nas suas pesquisas e práticas, produzindo em diferentes linguagens, investiga a memória e o entendimento do cotidiano, componentes da construção da identidade e subjetividade na sociedade patriarcal do “tornar-se mulher”. Aprimora seu conhecimento participando de grupos de pesquisa e produção em arte contemporânea como o Sem Nome (por enquanto) na Casa Contemporânea desde 2018; Rejane Cintrão; Paulo Gallina e Hermes Artes Visuais em 2022.

 

Serviço: Abertura da exposição Ações para desfazer invisibilidades da artista Rosa Grizzo

Data: 16 de novembro – quinta-feira

Horário: 19h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro Florianópolis/SC)

Visitação até 11 de janeiro de 2024 – de segunda a sexta, das 13h às 19h

 

Entrada gratuita

Posts Relacionados

SENAI de Brusque debate escassez de profissionais durante encontro com indústrias

Outubro Rosa: Mercadão de Coqueiros arrecada leite para famílias de pacientes

Atestado médico não precisa ter código da doença para ser válido, decide 2ª Turma

Lages sedia mais uma Exposição Passaporte de Primavera

Escola SESI de Brusque divulga bolsas de estudo para alunos da rede pública de ensino

IFC abre inscrições de Cursos Técnicos para quem já terminou o Ensino Médio

Fundação Aury Luiz Bodanese premia destaques da 1ª Caminhada Ambiental

Vektor Energia marca presença na FAEX, em Xanxerê (SC), com soluções inovadoras para o mercado livre de energia

Programa Respeito Dá o Tom celebra sete anos com ações de inclusão e diversidade em Santa Catarina

Escola de Turvo implementa Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar”