Liga Sustentável vai invadir escolas de Santa Catarina

0

O planeta, consumido por todo tipo de lixo, poluição e escassez de recursos naturais, pode ser salvo? A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC) acredita que sim e aposta nas futuras gerações para desempenhar a tarefa na qual as gerações anteriores e as atuais falharam. Ontem, na sede da entidade, em Florianópolis, foi lançada a sexta edição do projeto Recicla CDL na Escola, um concurso que premia estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais em trabalhos de desenho (1º ao 5º ano) e redação (6º ao 9º ano). O tema deste ano é “O que fazer para economizar água e salvar o planeta”.

A primeira edição, em 2011, foi uma extensão de projeto maior, o Recicla CDL, criado há sete anos para promover a destinação correta de resíduos. Participaram, então, 50 CDLs, envolvendo 352 escolas e 56,3 mil estudantes. De lá para cá a iniciativa se ampliou e no ano passado teve a participação de 131 CDLs, 703 escolas e 120,2 mil estudantes. “Na sexta edição queremos desenvolver o projeto em 150 municípios, com 770 escolas e pelo menos 140 mil alunos”, contou o presidente da FCDL-SC, Ivan Tauffer, para quem os estudantes vão se tornar educadores ambientais e agentes multiplicadores de conceitos de preservação durante o processo do concurso.

Para que a meta seja atingida a Federação tem apoio da Liga Sustentável, apresentada pelo gerente-geral da FCDL/SC e coordenador do projeto, Ademir Ruschel, a duas turmas de estudantes da Capital. Garoto de Vidro, Menina Metálica, Paper Boy, Power Plástico e Papão receberam o reforço da Hidra e juntos têm como missão lutar contra o Dr. Imundo e seu assistente do mal, o Capenga.

Ruschel explicou que não há limite para o número de participantes. Na primeira etapa, as escolas elegem o melhor trabalho de cada modalidade para a disputa em nível municipal. Já na segunda etapa, os trabalhos vencedores em cada cidade serão julgados por uma comissão organizada pela FCDL-SC. A premiação, com tablets, será concedida aos alunos que apresentarem os 10 melhores trabalhos e a seus professores-orientadores. “É impressionante o que esse concurso mexe com a vida das crianças. Abre-se um universo para elas e os depoimentos são emocionantes”, disse ao destacar o envolvimento das comunidades.

O material do Recicla CDL na Escola é composto por manual para as CDLs, DVD com o filme de animação “Liga Sustentável e o Mistério das Águas” e, para os professores, cartilha de Educação Ambiental. Foi criado ainda o site www.ligasustentavel.com