Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Mulheres com câncer de mama têm isenção em tributos, explica especialista

Benefícios são referentes aos tributos embutidos na compra de carros e no Imposto de Renda

 

As mulheres diagnosticadas com câncer de mama possuem benefícios tributários no Brasil. Um deles é a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para aquisição de carro 0/km. Além disso, possuem desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual, e no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

 

“Para conquistar essas isenções, as mulheres devem requerer a aquisição do veículo em portal on-line da Receita Federal. O processo inclui o envio de documentos como laudo médico e situação previdenciária. A isenção do IPI pode ser conquistada a cada dois anos, sem limite máximo de carros, enquanto o desconto no IOF só pode ser solicitado uma única vez”, explica o advogado Thiago Alves, CEO do Instituto Brasileiro de Gestão e Planejamento Tributário (IBGPT).

 

Alves compartilha que os benefícios fiscais não param apenas na aquisição de veículos. “Há isenção do Imposto de Renda, o IR, sobre os rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão. A isenção concedida para a contribuinte vale desde a data do primeiro diagnóstico da neoplasia maligna, aliás. Esse é um entendimento recente da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Cotia, no estado de São Paulo”, declara.

 

A Lei 7.713/1988, que trata sobre a isenção do Imposto de Renda para neoplasia maligna, ainda define outros grupos beneficiários como pessoas com esclerose múltipla, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, doença de Parkinson, entre outros. “Para conquistar a isenção do IRPF, é necessário entrar com ação judicial e comprovar a doença com laudos e exames. Quem pagou o tributo a partir do diagnóstico, deve ser restituído pelo Fisco”, finaliza o advogado.

Foto: Divulgação

Posts Relacionados

BC Dance Festival traz apresentação da Escola do Teatro Bolshoi para Balneário Camboriú neste dia 12

BC Convention realiza Planejamento Estratégico de 2025

Escola SESI de Referência está com matriculas abertas em Itajaí

Fort Atacadista promove ação especial no Dia das Crianças em parceria com a Escola Guga

Aproveite as próximas semanas e prepare a casa para o verão

Três praias de Penha são premiadas com o Selo Bandeira Azul

Angeloni promove cursos gratuitos de gastronomia durante o mês de outubro

Dias das Crianças 2024: o que fazer em Balneário Camboriú

Fenômeno da música infantil chega ao Music Park BC

Cinco semanas de programação para celebrar o Outubro Rosa