Ocupação está com inscrições abertas para escolas públicas agendarem visitas. O projeto fica no Museu de Arte de Brasília (MAB) de 15 de agosto a 1º de setembro
O Museu de Arte de Brasília (MAB) abre suas portas para uma experiência educativa e cultural única com o “Ato II – A Semana de Arte Moderna”, promovido pelo Museu Dinâmico de Cera (MDC). De 15 de agosto a 1º de setembro, o projeto oferece uma imersão na história do modernismo brasileiro, recriando a efervescência artística da Semana de Arte Moderna de 1922. A ocupação cênica, que utiliza as linguagens do teatro, música, artes visuais e literatura, é uma oportunidade para alunos da rede pública de ensino conhecerem e interagirem com figuras históricas marcantes.
Cinco atores profissionais dão vida a personagens centrais da Semana de Arte Moderna, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade. Os atores, distribuídos pelos espaços do MAB, interagem diretamente com os visitantes, narrando histórias e compartilhando curiosidades sobre o movimento modernista. Esta interação cria uma ponte entre o passado e o presente, permitindo que os alunos compreendam o impacto e a relevância deste marco cultural na construção da identidade brasileira.
Após a interação com os atores, os visitantes serão convidados a explorar o espaço cenográfico “Brasilidades em Cena”. Este ambiente recria a atmosfera dos anos 1920, oferecendo elementos decorativos e figurinos que permitem aos participantes se caracterizarem como personagens da época. Equipados com câmeras fotográficas instantâneas, os visitantes podem capturar esses momentos especiais e contribuir para o mural de memórias “Antropofagia Contemporânea”, uma instalação colaborativa que cresce e evolui com as experiências compartilhadas ao longo da exposição.
As apresentações do “Ato II – A Semana de Arte Moderna” estão programadas para acontecer de 15 a 31 de agosto, com sessões às 10h, 11h, 14h30 e 15h30. O evento culminará com uma sessão especial no dia 1º de setembro, celebrando o aniversário de Tarsila do Amaral. Nas quintas e sextas-feiras, o MDC está especialmente aberto para escolas da rede pública de ensino do Plano Piloto e arredores, com público alvo de 14 a 17 anos, do 9º ao 3º ano, com limite de 20 pessoas por sessão.
Essas sessões são projetadas para enriquecer o currículo escolar, proporcionando uma imersão prática na história da arte e cultura brasileiras. As vagas são limitadas e as escolas interessadas devem se inscrever com antecedência. Para garantir a participação gratuita as inscrições podem ser feitas pelo formulário no www.linktr.ee/
Acessibilidade e Inclusão
O MDC está comprometido em garantir que todos os visitantes possam aproveitar plenamente a exposição. Aos sábados, são realizadas sessões com intérpretes de Libras, monitor guia e audiodescrição, com 10 fones disponíveis. O MAB oferece infraestrutura totalmente acessível, incluindo rampas, elevadores e sinalização adequada. Essas medidas asseguram que a arte e a cultura sejam acessíveis a todos, promovendo uma experiência inclusiva e enriquecedora.
O MAB está localizado no Setor de Hoteis e Turismo Norte, entre a Concha Acústica e o Palácio da Alvorada, à beira do Lago Paranoá. Para mais informações e atualizações, siga o Instagram @museudinamicodecera.
Sobre o Museu Dinâmico de Cera
O Museu Dinâmico de Cera é uma iniciativa da Produtora Farol Cultural, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e, nesta edição, conta com o apoio do Programa MAB Educativo. Com o objetivo de revitalizar espaços museológicos e promover uma conexão duradoura entre o público e o patrimônio cultural, o MDC iniciou sua trajetória com o “Ato I – A História da Construção de Brasília” no Museu do Catetinho em 2022, abordando a história da construção de Brasília, onde homenageou personalidades como Sara Kubitschek, Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Dulcina de Moraes e trabalhadores candangos. Com o “Ato II – A Semana de Arte Moderna”, o MDC continua sua jornada de educação e valorização cultural.
Sobre a Farol Cultural
A Farol Cultural foi criada pela conexão de 3 produtoras culturais que, decididas a ampliar propostas culturais de maneira mais diversificada e abrangente, se unem para trazer uma proposta de projetos culturais em multilinguagem, com aprofundamento estético e propostas consolidadas entre arte, cultura, educação e entretenimento. A produtora é formada pelos profissionais Douglas Menezes, Gustavo Letruta e Karen Monteiro, todos com mais de 15 anos de experiência em produção e gestão de projetos, dentre eles o Festival Farol e o Museu Dinâmico de Cera. Para saber mais, siga @afarolcultural nas redes sociais.
PROGRAME-SE:
Evento: Museu Dinâmico de Cera com “Ato II – A Semana de Arte Moderna”
Data: entre 15 de agosto e 01 de setembro
Local: Museu de Arte de Brasília (MAB) entre a Concha Acústica e o Palácio da Alvorada
Entrada: Gratuita
Inscrições das escolas: www.linktr.ee/
Apresentações para escolas da rede pública:
15, 16, 22, 23, 29, 30 e 31 de agosto, com sessões às 10h, 11h, 14h30 e 15h30.
(quintas e sextas-feiras)
Apresentações abertas ao público com acessibilidade (libras e audiodescrição)
17, 24 e 31 de agosto e 1º de setembro, com sessões às 10h, 11h, 14h30 e 15h30.