Ele agradeceu artistas por ‘semearem a beleza e a alegria no mundo’.
Tigre soluçou ao se aproximar de pontífice e depois foi acariciado por ele.
O papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (16) mil artistas de circo vindos da Itália e de outros países, que ele aplaudiu e agradeceu por “semearem a beleza e a alegria no mundo”.
“Vocês são os arquitetos da festa, da maravilha. São os artesãos do belo: com seu trabalho vocês enriquecem a sociedade no mundo inteiro, com o objetivo de alimentar a esperança e a confiança”, afirmou Francisco.
“Isso também é misericórdia: semear a beleza e a alegria num mundo às vezes escuro e sombrio. Obrigado, obrigado por isso”, acrescentou, ressaltando também dificuldades da vida itinerante e os preconceitos que podem deixar os artistas à margem da sociedade.
Pouco antes, acrobatas e contorcionistas realizaram uma série de números e várias orquestras amadoras foram convidadas a tocar para o papa.
“Foi maravilhoso. Eu sou cristão e foi realmente especial. Não foi uma apresentação como qualquer outra. Foi muito mais”, afirmou à AFP uma equilibrista chilena após a audiência papal.
Tigre
Durante a exibição, um adestrador apresentou ao papa um jovem tigre na coleira, que soluçou quando o papa aproximou sua mão. Tranquilizado por uma mamadeira de leite, o animal deixou-se acariciar.
Mas não foi ele que parece ter tido mais medo. “Você também pode assustar o papa, fazendo-o acariciar o tigre. Vocês são realmente fortes!”, reagiu o pontífice argentino em seu discurso.