Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Penha recebe oficinas de percussão e rodas de conversa sobre ritmos afro-brasileiros

Projeto Percussão Catarina é uma iniciativa do músico e educador musical Luciano Candemil e chega à cidade no início de outubro

A cidade de Penha recebe, nos dias 11 (sexta-feira) e 12 (sábado), o projeto Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros e roda de conversa. A iniciativa é do músico e educador musical Luciano Candemil, que está circulando o estado com práticas e debates sobre a diversidade de ritmos de origem africana presentes na cultura musical brasileira. As atividades integram a programação da terceira edição do Festival Diversidade Cultural, promovido pelo Instituto Ecovida. São 30 vagas disponíveis e a participação é totalmente gratuita, mas é necessário fazer contato com o instituto para realizar inscrição.

O foco das oficinas na cidade serão os ritmos que integram a ampla gama da música feita pelos blocos afro de Salvador, como o Olodum, Ilê Aiyê, Timbalada e Filhos de Gandhy, além de ritmos que fazem parte da relevante axé music, como o ijexá, samba-reggae, samba-afro, samba-duro, entre outros. Além de Candemil, que lidera as práticas, também participam os músicos assistentes William Camargo e Cleyton Medeiros.

As aulas práticas ocorrem na sexta-feira (11), às 19h, e no sábado (12), às 9h, seguida de uma roda de conversa, a partir das 14h, sobre os ritmos trabalhados durante as atividades, suas origens históricas e sua importância no universo das manifestações culturais de origem afro-brasileira e na nossa cultura musical. Este é, também, um importante momento para a troca de ideias, debates e esclarecimento de dúvidas.

Líder do projeto e ministrante das oficinas, Luciano Candemil destaca a importância dessas práticas para a valorização das manifestações culturais afro-diaspóricas. “É muito importante entendermos as dinâmicas desses ritmos, as suas origens e características peculiares de cada um individualmente. Eles estão muito presentes na cultura musical brasileira e a nossa proposta é aprofundarmos mais o conhecimento das pessoas sobre essas manifestações, tão fundamentais para a construção da nossa história e identidade”, pondera.

O projeto Percussão Catarina

A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense. Ao longo de todo o semestre, o músico vai promover vivências artísticas em diversas regiões do estado, sempre de maneira gratuita.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei 8.313/91 (Lei Rouanet), com patrocínio da Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. e TEPORTI – Terminal Portuário de Itajaí LTDA., produzido pela Cand Music Produções Artísticas.

Serviço:

O Quê: Percussão Catarina: Oficina de Ritmos Afro-brasileiros e roda de conversa;

Onde: Instituto Ecovida – Rua Getúlio Antônio da Silva, SN, esquina com a Av. Itapocorói – Armação de Itapocoroy – Penha (SC);

Quando:

– Dia 11 de outubro (sexta-feira), das 9h ao meio-dia – Oficina de ritmos afro-brasileiros;

– Dia 12 de outubro (sábado), das 9h ao meio-dia – Oficina de ritmos afro-brasileiros;

– Dia 12 de outubro (sábado), das 14h às 15h – roda de conversa;

Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina. Inscrições com o Instituto Ecovida pelo (47) 99715-0799.

Foto: Mariana Castro.

Posts Relacionados

BC Dance Festival traz apresentação da Escola do Teatro Bolshoi para Balneário Camboriú neste dia 12

BC Convention realiza Planejamento Estratégico de 2025

Escola SESI de Referência está com matriculas abertas em Itajaí

Fort Atacadista promove ação especial no Dia das Crianças em parceria com a Escola Guga

Aproveite as próximas semanas e prepare a casa para o verão

Três praias de Penha são premiadas com o Selo Bandeira Azul

Angeloni promove cursos gratuitos de gastronomia durante o mês de outubro

Dias das Crianças 2024: o que fazer em Balneário Camboriú

Fenômeno da música infantil chega ao Music Park BC

Cinco semanas de programação para celebrar o Outubro Rosa