Prefeita, vice, juíza e vereadores por um dia tomam posse em Itajai

0

Na tarde desta terça-feira (14), se reuniram no Gabinete do Prefeito de Itajaí os representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para a posse da prefeita, vice-prefeita, juíza e vereadores por um dia. Os 24 adolescentes foram os escolhidos do projeto “Jovem Consciente Vota Tranquilamente”, por meio de um concurso de redação como o tema “Se você fosse prefeito por um dia”. Durante todo o dia, os adolescentes acompanham os representantes em seus trabalhos para conhecer melhor o funcionamento dos órgãos públicos.

A vencedora do concurso, Talita Cidral Borba foi diplomada como prefeita, juntamente com Letícia Sofia Krauel para ser juíza por um dia e Adrielle Mafra dos Santos como vice-prefeita. Tomaram posse também os jovens escolhidos para o cargo de vereador por um dia: Isabelli Vitória Lunardelli, Ketlynn Machado de Oliveira, Paloma Eva Voigt, Vitória Macedo Martins, Thyago Laurindo Rodrigues, Isaque Rosa, Ana Paula Lemoni, Isabella Durcy, Milena Aparecida Machado, Suzana Patrícia dos Santos, Nicole Rodrigues Martins, João Antonio Fumegal Neto, Iane Raquel dos Santos de Lima, Julia Maressa da Silva Oliveira, Italo Gabriel Jorgetti de Oliveira, Lucas do Prado Venâncio, Amabily de Souza, Pedro Henrique da Silva, Maria Eduarda Simon, Ester Catarina da Silva e Pamela Amanda da Silva Rosa, que não pode comparecer ao ato.

Já empossada, a prefeita Talita Cidral Borba, leu a redação vencedora do concurso. Em seu texto, a estudante apontou a preocupação com áreas vitais do município como o transporte público, saúde e segurança. O Prefeito Jandir Bellini destacou a necessidade do projeto para Itajaí. “Esses adolescentes precisam viver, conhecer e posteriormente transmitir o quanto é importante o processo político e democrático”. Disse ainda: “espero que a prefeita por um dia possa hoje nos acompanhar e entender nosso difícil trabalho de atender a todos”. A juíza de direito da Comarca de Itajaí, Sonia Maria Mazzetto Moroso Terres, alertou também os jovens. “Que este dia sirva de conscientização e de luta pelos nossos direitos de liberdade e de democracia para que não sejam retirados”.

Na noite desta terça-feira (14), a prefeita, vice-prefeita, juíza e vereadores por um dia participarão da Sessão solene alusiva ao Aniversário de 156 Anos do Município, na Câmara de Vereadores de Itajaí, a partir das 19 horas.