Na madrugada desta terça-feira (14) mais um trecho da Avenida Central recebeu lavagem e higienização. “Estamos trabalhando na Avenida Central há dias. Estava tudo muito sujo e a ordem é passarmos um pente fino. Essa madrugada cruzamos a Avenida Alvin Bauer e completamos dois mil metros quadrados de calçadas limpas e higienizadas, só na Central”, diz o diretor de drenagem, responsável pela ação, engenheiro Jaildo da Silva. No total, oito quilômetros e meio de calçadas já foram limpos no Centro de Balneário Camboriú.
É um serviço demorado. Os operários retiram toda a areia que a varrição não consegue tirar; os matos que nascem no meio-fio e que muitas vezes a enxada não alcança, são retirados com as mãos e as bocas de lobo são limpas. Depois as calçadas são esfregadas, lavadas e recebem desinfetante perfumado, que é o grande diferencial.
Já receberam a limpeza todo calçadão da Avenida Atlântica; calçadão da Central; calçadões das ruas 15, 51 e 1.100; ciclofaixa da Atlântica; Avenida Brasil da Rua 501 à 1500 e parte da Avenida Central. A “servidão do Cosmo” também foi limpa e reentregue à população. “O local estava sujo e tomado por andarilhos. A população já não se sentia segura em passar por ali. Lavamos e desinfetamos tudo”, complementa o diretor.
Focado na mobilidade urbana, o secretário de Planejamento e Obras, engenheiro Edson Kratz, determinou um mapeamento para definir os pontos de maior circulação de pedestres, que têm prioridade na lavação e higienização. “Iniciamos pela orla marítima, mas vamos lavar e higienizar todos os trechos de grande circulação”, garante o secretário.
O trabalho acontece durante a temporada de verão, de forma ininterrupta e em ciclo. Por isso, na segunda quinzena de fevereiro os operários devem voltar a pontos já lavados, que têm maior movimento. Na semana que antecede o Carnaval o trabalho retorna à Praia Central. Nos dias 20 e 21 (segunda e terça-feira), será lavado o trecho da Rua 1.500 à Praça Almirante Tamandaré, pelo calçadão da Atlântica. No dia 22 (quarta-feira) será a vez da Praça Almirante Tamandaré e na madrugada de quinta-feira (23) retornam ao calçadão da Central. No Carnaval não haverá lavação noturna, devido à intensa movimentação.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos
(47) 3363-2930