Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Procedimento cirúrgico inovador alia ciência e tecnologia no tratamento da hérnia de disco

A endoscopia da coluna é uma técnica ambulatorial eficiente e de pronta recuperação

 

Ciência e tecnologia em favor da qualidade de vida. Nas formas graves de hérnia de disco, a endoscopia da coluna é uma das opções de tratamento que vêm ganhando destaque no país. A técnica é semelhante à da videolaparoscopia, com a utilização de câmera para acesso preciso e rápido aos disco vertebrais.

 

O objetivo consiste na retirada do fragmento de hérnia que está comprimindo o nervo – o que costuma provocar dores incapacitantes, como por exemplo, o nervo ciático.

 

O procedimento médico leva em torno de 60 minutos e é realizado em caráter ambulatorial, dispensando a internação hospitalar prolongada.

 

“É uma técnica minimamente invasiva que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas que têm dores nas costas com irradiação para braços e pernas”, explica o especialista em coluna, Dr. Jean Queruz, com clínica em Florianópolis.

 

Segundo ele, depois do procedimento, o paciente não precisa ficar acamado, ou seja, sai caminhando do hospital para retomar, gradativamente, as suas atividades diárias e retomar ou iniciar as atividades físicas.

 

Com formações na área pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, e pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, Dr. Jean Queruz teve acesso aos mais avançados estudos sobre patologias relacionadas à coluna e, também, às inovações em técnicas de tratamento.

 

“Hoje em dia, os pacientes que estejam sendo tratados por médicos atualizados em relação às inovações podem melhorar muito, pois temos múltiplas possibilidades de ajudá-los”, enfatiza o profissional.

 

Contudo, Dr. Jean Queruz alerta que nem todas as pessoas que sofrem com hérnia de disco recebem recomendação para a endoscopia da coluna. “Cada pessoa deve ser avaliada e tratada de forma individualizada para análise dos fatores que irão determinar o tratamento mais adequado”, reforça.

Posts Relacionados

K-Platz Hotel completa três anos de operação com resultados expressivos

Cursos técnicos do SENAI de Brusque estão com matrículas abertas para o segundo semestre

MPF abre seleção para estágio de graduação e pós-graduação em Florianópolis e mais nove cidades de SC

Aprovação de Projeto de Lei beneficia instituições de saúde catarinenses hospitais públicos municipais e filantrópicos

A valorização da história e das potencialidades da mulher negra

Costão comemora resultado do primeiro semestre de 2024

Geólogos de SC orientam desocupações no Vale dos Vinhedos após inundações no RS

Santa Catarina é o estado do Sul que mais abre estabelecimentos; Maior rede de pastéis do Brasil investe em expansão e modernização na região

Estudantes do SESI de Brusque vencem a Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Olimpíada global de robótica tem inscrições prorrogadas